Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Atriz Maria Paula fala sobre aleitamento materno em presídio do DF

General

Atriz Maria Paula fala sobre aleitamento materno em presídio do DF

por publicado: 13/03/2014 11h41 última modificação: 13/03/2014 11h41

Brasília, 12/03/2013 – A embaixadora da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, a atriz Maria Paula Fidalgo, visitou, na manhã desta terça-feira (11), o presídio feminino do Distrito Federal, mais conhecido como Colméia. Ela conversou com as internas sobre a importância do aleitamento materno.

Durante a palestra, Maria Paula deu orientações de fornecimento sobre amamentação às mães e gestantes privadas de liberdade. Ela ressaltou a importância dos cuidados especiais nos primeiros meses de vida para o desenvolvimento emocional do bebê.

A visita foi acompanhada por gestores do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ), do Ministério da Saúde, da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo do Distrito Federal.

Os órgãos trabalham em conjunto, com apoio da embaixadora, para a definição de estratégias de ação, visando a orientação das presas sobre a importância de alimentar os recém nascidos com o leite materno.

Segundo Gisele Pereira Peres, coordenadora do Projeto Efetivação dos Direitos das Mulheres no Sistema Penal, do Depen, a proposta é conscientizar a população carcerária feminina sobre os benefícios do aleitamento materno para o desenvolvimento físico, psíquico e emocional dos bebês.

A maioria das unidades federativas permite que a criança permaneça com sua mãe presa pelo período de seis meses. Segundo Gisele, o ideal é que seja seguida a Resolução nº 4/2009, do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, com a permanência até os dois anos de idade.

“É nesta fase em que é iniciada a formação dos vínculos afetivos entre a mãe e filho, além da importância da amamentação exclusiva até, pelo menos, os seis meses, e combinada com alimentação complementar a partir dessa idade”, informou Gisele.

Por Lucas Rosário
Ministério da Justiça
Primeiro lugar nas redes sociais 

Curta facebook.com/JusticaGovBr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315