Destaque
Ministério da Justiça repatria fósseis de animais pré-históricos
Brasília, 10/7/15 – Depois de milhões de dólares frutos de lavagem de dinheiro, obras de arte renomadas e até animais raros da fauna nacional, o Brasil concluiu recentemente o processo de repatriação de fósseis de animais pré-históricos. Acabam de retornar ao País 64 peças que foram levadas ilegalmente e circulavam pelo mercado negro espanhol. São espécimes de peixes Dastilbe (Leptolepis), Vinctifer (Aspidorhynchus), Rhacolepis e Calamopleurus (ou Enneles).
A repatriação dos fósseis é resultado de acordo entre o Ministério da Justiça e autoridades da Espanha. O processo começou em 2013, quando o Departamento de Polícia Federal (DPF) iniciou uma série de investigações sobre tráfico de material paleontológico. Os fósseis estão sob custódia do DPF em SP, onde passam por perícia.
O secretário nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, destaca que essas e outras ações de repatriação são resultado da consolidação do sistema de cooperação internacional, fortalecido há 11 anos com a criação do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI).
“Pode parecer uma conquista pequena, mas é a recuperação do patrimônio da sociedade brasileira, e a comprovação de que as instituições públicas no Brasil estão trabalhando de maneira articulada e coordenada”, destacou Vasconcelos.
Leia mais
MJ repatria obras de arte do acervo de Edemar Cid Ferreira, do Caso Banco Santos
MJ repatria mais de 19 milhões de dólares relacionados à Operação Anaconda
Ministério da Justiça repatria filhotes de cobra albina contrabandeada para os EUA
Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315/3928