Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alemães e Russos conhecem esquema de segurança para a Copa

Alemães e Russos conhecem esquema de segurança para a Copa

por publicado: 29/04/2014 15h27 última modificação: 29/04/2014 15h27

Brasília 29/04/2014 - Representantes da Alemanha e da Rússia visitaram, nesta segunda-feira (28), a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ) para a troca de informações sobre os preparativos de segurança durante a competição.

Foi apresentado o planejamento, com destaque para os investimentos em tecnologia, equipamentos e capacitação das forças de segurança pública que atuarão durante a Copa do Mundo. Os estrangeiros viram a tecnologia empregada para a integração das forças de segurança pública no país e às formas de cooperação policial na segurança das delegações e dos turistas estrangeiros.

“A Sesge foi criada com o propósito de planejar, definir, coordenar, implementar, acompanhar e avaliar as ações de segurança pública para grandes eventos”, destacou o secretário da Sesge/MJ, Andrei Rodrigues.

O secretário destacou que, como parte do planejamento de segurança para a realização dos grandes eventos, o Governo Brasileiro mantém contato e troca de informações constante com os países participantes e conta com a colaboração da Interpol para monitorar a vinda de torcedores com histórico violento. “Aqueles que quiserem vir ao país praticar atos de violência estão sujeitos às leis brasileiras e à atuação da polícia”, destacou Rodrigues.

Além do embaixador da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig, participaram do encontro deputados da Comissão Parlamentar de Segurança do Parlamento Alemão. Eles conheceram detalhes sobre o planejamento da segurança pública e o funcionamento do Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC).

 Já a comitiva da Rússia foi representada pelo Serviço Federal de Segurança da Federação Russa e membros da embaixada no Brasil.

“Todos os países foram convidados a participarem do Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI), que faz parte do Sistema Integrado de Comando e Controle. Parte desses policiais atuará diretamente no CCPI, instalado em Brasília. Além desses, outra equipe acompanhará a partida dos seus países de dentro do estádio e estarão presentes nos pontos de concentração dos torcedores, auxiliando a interlocução dos órgãos de segurança pública e as torcidas”, explicou.

O vice chefe do Departamento de Defesa da Ordem Constitucional da Rússia, Sergei Nikoláevitch Egórov, ressaltou a colaboração do país com as medidas de segurança adotadas pelo Brasil. “Essa medida é um estimulo adicional para evitar que os torcedores mais exaltados passem dos limites. Afinal, eles saberão que policiais do seu país estarão por perto”, disse.

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315