Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Agentes treinam para reconhecer motoristas sob efeito de álcool e outras drogas

Agentes treinam para reconhecer motoristas sob efeito de álcool e outras drogas

por publicado: 20/06/2014 15h18 última modificação: 20/06/2014 15h18

 

Brasília, 20/6/14 – A fiscalização e a segurança nas estradas irão ganhar um reforço, a partir de julho, com o treinamento de cerca de 3 mil policiais rodoviários federais. Eles serão capacitados para identificar sintomas de motoristas sob efeito de álcool e outras drogas. O objetivo é reduzir o número de acidentes e a implantar uma nova cultura entre os motoristas brasileiros.

O treinamento, que terá 20 horas-aula, é uma ação do Programa Crack é Possível Vencer, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ), em cooperação com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Centro de Pesquisa em Álcool e outras Drogas (CPAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  

O curso capacitará os agentes policias para uma atuação mais completa, além de fiscalizar e aplicar a lei. Eles serão preparados para prever e antecipar inúmeros comportamentos nocivos enquanto o motorista dirige.

O conteúdo oferecerá ao policial instrumentalidade científica para fundamentar suas tomadas de decisões, e para atuar com segurança, intervindo de forma preventiva nas mais variadas situações que encontrar em sua atividade.

Com o treinamento, o Brasil agrega mais uma ação para atender a meta da década, que visa reduzir em 50% o número de mortes no trânsito. Esse desafio foi proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315