Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 89ª Caravana de Anistia começa nesta terça-feira, em Belo Horizonte

Destaque

89ª Caravana de Anistia começa nesta terça-feira, em Belo Horizonte

por publicado: 23/03/2015 16h56 última modificação: 07/04/2015 11h29
Evento inclui homenagens aos perseguidos políticos da ditadura e entrega de documentos inéditos
Para lembrar o Dia Internacional do Direito à Verdade e os 51 anos do Golpe de Estado, a Comissão de Anistia realizará nesta semana, em Belo Horizonte (MG), primeira Caravana de Anistia do ano.

Para lembrar o Dia Internacional do Direito à Verdade e os 51 anos do Golpe de Estado, a Comissão de Anistia realizará nesta semana, em Belo Horizonte (MG), primeira Caravana de Anistia do ano.

Brasília, 23/3/15 - Para lembrar o Dia Internacional do Direito à Verdade e os 51 anos do Golpe de Estado que interrompeu a democracia brasileira em 1964, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça realizará nesta semana, em Belo Horizonte (MG), a 89ª Caravana de Anistia, a primeira do ano. O evento será no Morro do Papagaio, tradicional comunidade da cidade, e também na futura sede do Memorial da Anistia, no bairro de Santo Antônio.

Entre outras atividades, a caravana incluirá mobilizações, rodas de conversa, exibições de documentários, homenagens, análises de requerimentos de anistia política e a doação, ao acervo do Memorial da Anistia, de documentos históricos e fotografias sobre a ditadura militar.

Os documentos serão doados pelo Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e por familiares de Walkíria Afonso Costa. Estudante de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais, Walkíria foi assassinada em 25 de outubro de 1974 na Base Militar de Xambioá, hoje no Estado de Tocantins. Com 27 anos de idade, ela foi a última integrante da Guerrilha do Araguaia a ser executada por agentes do Estado brasileiro.

Programação – A entrega dos documentos ocorrerá durante Ato Público realizado a partir das 19h de terça-feira (24) no Memorial da Anistia Política. Após a cerimônia, será também exibido em pré-estreia nacional o filme “Um Golpe, 50 Olhares”, documentário do Projeto Marcas da Memória que apresenta o Golpe de 1964 sob a ótica de 50 brasileiros e brasileiras.

Na quarta-feira (25), a caravana culminará, no Morro do Papagaio, com a apreciação de requerimentos de anistia político apresentados por diversos cidadãos mineiros perseguidas por motivos políticos.

Segundo o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, a análise de requerimentos junto à comunidade tem a função de vincular os padrões de violência do passado que persistem no presente.

“A cultura de violência e seus níveis atuais foram estimulados por 21 anos de ausência de respeito às liberdades individuais", explica Abrão. “O Brasil ainda convive com vozes que sustentam e defendem o uso da força das armas em detrimento da força do voto. Cada vez mais, a vocação pedagógica das Caravanas da Anistia deve ser estimulada para que os jovens conheçam os erros do passado e valorizem mais a democracia”.

Comissão – Criada em 2001 para reparar as vítimas de atos de violações de direitos humanos cometidas entre 1946 e 1988 e promover políticas de memória, a Comissão de Anistia é órgão do Estado brasileiro vinculada administrativamente ao Ministério da Justiça, sendo composta por 25 conselheiros, em sua maioria agentes da sociedade civil ou professores universitários. Até janeiro de 2015, ela havia recebido mais de 74 mil pedidos de anistia, declarando mais de 43 mil pessoas anistiadas políticas, com ou sem reparação econômica.

Caravana da Anistia: Programação

Terça-feira, 24 de março
14h – Realização de oficina pedagógica de mobilização em Colégio Estadual Governador Milton Campos.
Local: Sede da Superintendência Regional de Ensino - Rua Congonhas, 675, Santo Antônio, Belo Horizonte (MG)

19h – Ato Público no Memorial da Anistia Política
Local: Memorial da Anistia Política, em Belo Horizonte - Rua Carangola, 300, Santo Antônio, Belo Horizonte (MG).
Programação: Lançamento da Campanha Institucional da Comissão de Anistia, ato de entrega de documentos históricos ao Memorial da Anistia e pré-estréia do filme 50 Olhares sobre o Golpe.

Quarta-feira, 25 de março – 89ª Caravana da Anistia
14h – Realização da 89ª Caravana da Anistia
Local: Escola Estadual Dona Augusta Gonçalves Nogueira  - Rua Copérnico Pinto Coelho, 13, Bairro Santa Lúcia / Morro do Papagaio, Belo Horizonte  (MG)
Programação: Doação de livros e filmes da Comissão de Anistia à biblioteca da escola; doação de retalho em contribuição para a Bandeira das Liberdades Democráticas; homenagem a lideranças do Morro do Papagaio; e apreciação de requerimentos de anistia de perseguidos políticos de Minas Gerais.


Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928