10ª Revista Anistia: Cooperação Econômica com a Ditadura
Brasília, 12/01/16 – A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça acaba de publicar a 10ª. edição do periódico científico Revista Anistia Política e Justiça de Transição. Voltada a acadêmicos da área de humanidades, gestores públicos e ativistas sociais, a revista é a primeira em língua portuguesa dedicada exclusivamente ao tema das transições políticas.
Entre as mais de 700 páginas da nova edição está o dossiê Cooperação Econômica com a Ditadura Brasileira, organizado pelo especialista independente da Organização das Nações Unidas para Dívida Externa e Direitos Humanos, Juan Pablo Bohoslavsky e pelo coordenador acadêmico da publicação, Marcelo Torelly.
O Dossiê contém entrevistas com especialistas, artigos de acadêmicos brasileiros e estrangeiros, e é acompanhado da tradução para o português do informe sobre cumplicidade empresarial com violações de direitos humanos produzido pela Comissão Internacional de Juristas, sediada em Genebra (Suíça).
Em destaque, ainda, o artigo inédito contendo os principais argumentos da tese vencedora do Prêmio Capes de Teses de 2013, de Emilio Peluso Neder Meyer. O texto apresenta as possibilidades de responsabilização penal dos crimes praticados pela ditadura, sem abandonar a moldura das garantias fundamentais.
Para o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, a Revista cumpre o papel de discutir os principais temas da justiça transicional. “Abrimos ao debate interdisciplinar questões-chave que procuraram influenciar os rumos recentes da agenda política da transição. Entre esses temas, estão o papel das vítimas e a importância dos testemunhos na reconstrução da memória histórica, formas de intervenção em saúde mental pós-conflito, gênero e repressão, e a atuação da ditadura contra a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros”.
O leitor ainda encontrará nesta edição um especial sobre o projeto Trilhas da Anistia, realizado pela Comissão de Anistia do Ministério em parceria com a Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (Alice), que inaugurou oito monumentos públicos de memória e em homenagem às vítimas da ditadura nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Ipatinga, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis.
A Revista
Criada em 2008, ao longo dos últimos anos a Revista publicou 134 artigos acadêmicos e 30 documentos oficiais de organizações brasileiras, estrangeiras e internacionais, além de 12 entrevistas exclusivas com acadêmicos, atores da sociedade civil e autoridades governamentais, e uma série de dossiês temáticos e artigos especiais.
Clique e acesse a 10º edição da Revista Anistia Política e Justiça de Transição.
Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315