Você está aqui: Página Inicial > Senasp realiza inspeção da Força Nacional de Segurança Pública no Amazonas

Destaque

Senasp realiza inspeção da Força Nacional de Segurança Pública no Amazonas

por publicado: 07/05/2019 10h33 última modificação: 07/05/2019 10h33
Atualmente, a FNSP está presente em 23 operações nas fronteiras do país

Brasília, 07/05/2019 – O Secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, acompanhou de perto, nos dias 3 e 4 de junho, o trabalho da Força Nacional de Segurança Pública em São Gabriel da Cachoeira (AM). Junto do diretor da Força Nacional de Segurança, Coronel Aginaldo Oliveira, o secretário realizou a inspeção da tropa na fronteira do Estado.

Para o secretário, visitas como estas são extremamente importantes. “Investir e melhorar a fiscalização das fronteiras brasileiras, portos e aeroportos é um dos pontos principais no qual a Secretaria Nacional de Segurança Pública está empenhada e focada. Por isso, conhecer essa realidade das fronteiras de perto nos ajuda a observar o que pode ser aprimorado”, analisou Theophilo.

De acordo com Aginaldo, as inspeções são feitas semanalmente. 'A Força tem atuação em praticamente toda a fronteira brasileira e esse trabalho de inspeção é realizado semanalmente, alternando as localizações. E, nesta área de São Gabriel da Cachoeira, o trabalho é realizado em parceria com a Polícia Federal (PF) e a 2ª Brigada de Infantaria de Selva, do Exército Brasileiro”, explicou.

Visita Posto de Fiscalização (2).jpeg

O agente da Polícia Federal de São Gabriel da Cachoeira, Leôncio Lima, reforçou a notoriedade do trabalho da FNSP.  “Sem a presença da Força nesta fronteira dando apoio à PF seria impossível nossa atuação. E a visita do secretário Nacional só tende a somar com nosso trabalho e trazer mais condições de contingente, que é a nossa maior deficiência atualmente. É importante que ele escute a demanda que temos e, na medida do possível, tente ajudar”, ponderou.

Como parte da agenda, o secretário visitou ainda a estrutura da 2ª Brigada de Infantaria de Selva. Na oportunidade, houve apresentação sobre as operações de inteligência na região e o apoio do Exército prestado às comunidades indígenas na área.

A última visita da programação ocorreu no Posto de Fiscalização de Embarcações na Ilha das Flores (AM) comandado pelo 2º Pelotão Especial de Fronteira (PEF), onde existe a vistoria e a vigilância dos transportes fluviais na fronteira do Brasil com Venezuela e Colômbia, rota pela qual podem entrar armas e drogas no país.

Atualmente a Força Nacional de Segurança Pública está presente em todos os estados de fronteira em 23 operações.