SESGE

por Almerindo.trindade publicado 22/09/2015 15h10, última modificação 09/12/2015 14h38

O Ministério da Justiça, para cumprir a árdua tarefa de coordenar, com o apoio do Ministério da Defesa, as ações de Segurança Pública e Defesa Civil durante a realização da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas e Paralimpíadas 2016, criou, em 2011 a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE/MJ). A SESGE tem como principal escopo a coordenação da atuação dos órgãos envolvidos na segurança pública e defesa civil das esferas de governo, federal, estadual e municipal, sendo a interface do Estado Brasileiro com o Comitê Organizador da Copa do Mundo FIFA BRASIL 2014 e da Rio 2016, no âmbito privado.

As ações de segurança para Grandes Eventos compreendem a coordenação e o planejamento de operações preventivas e de respostas aos riscos, ameaças e incidentes verificados nas Áreas de Interesse Operacional – AIO, nas áreas impactadas ou cujo assunto seja de interesse dos Grandes Eventos e são de responsabilidade do Ministério da Justiça, por meio da SESGE/MJ.

Nos Grandes Eventos, as operações de segurança compreendem todos os serviços que viabilizem a fluidez do cronograma do evento, urgências e qualquer incidente grave ou catástrofe natural que ameace a segurança da população em geral, dos espectadores dos jogos, convidados do megaevento, delegações e comitivas.

O Governo brasileiro, por meio da SESGE/MJ, promoverá as ações de segurança pública para os Grandes Eventos, mediante o fortalecimento dos Órgãos de Segurança Pública, Defesa, Inteligência, Defesa Civil e Gerenciamento de Trânsito, nos três níveis de Governo, baseando-se em critérios da promoção dos Direitos Humanos, da integração das Forças e da utilização posterior da infraestrutura desenvolvida.

A equipe da SESGE/MJ tem perfil heterogêneo. Seus integrantes provêm de diversos órgãos de segurança pública federais, estaduais e municipais. Tal característica proporciona a interação de conhecimentos de profissionais com experiência no planejamento de segurança para grandes eventos, concretizando, desde logo, a promoção da INTEGRAÇÃO e da COOPERAÇÃO.

historia1

Conheça mais sobre a SESGE:

Legislação