Você está aqui: Página Inicial > Sua Segurança > Força Nacional > O Diretor

Diretor do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública

Joviano Conceição Lima



Joviano Conceição Lima, Coronel PM,
nascido em 30 de março de 1956,
natural de Conquista/MG.

Ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) em 13 de fevereiro de 1975, perfazendo 34 anos e dois meses de serviço ativo. Passou para a reserva da PMESP em 29 de abril de 2009, no posto de Coronel.

Como oficial superior exerceu as funções de: Estado Maior da Polícia Militar de São Paulo: Chefe da Inteligência - 2ª Seção do EM/PM e Agência Central (AC); Diretor de Telemática (DirTel); Comandante das Forças Especiais do Estado de São Paulo - Polícia de Choque (Comando de Policiamento de Choque – CPChq, compreendendo: 1º Batalhão de Polícia de Choque – ROTA - Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar; 2º Batalhão de Polícia de Choque – Batalhão Anchieta; 3º Batalhão de Polícia de Choque – Batalhão Humaitá e Regimento de Cavalaria ‘9 de Julho’ – RC9JULHO.)”


É Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e Doutor em Estratégias de Segurança e Ordem Pública, pelo Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES), órgão de ensino superior da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Cursou, disciplinas isoladas, nos Mestrados em Sociologia, Estatística Espacial e Mapeamento de Crimes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio na Fundação Getúlio Vargas (FGV); e VANTs e Drones em Aplicações Civis e Comerciais na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).


Em 07 dezembro de 2016, foi nomeado Diretor da Força Nacional, onde realiza a gestão estratégica, administrativa e operacional do Departamento, em consonância com as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com foco no Plano Nacional de Segurança Pública. É o Comandante da Força Nacional.

PORTARIAS E CIRCULARES

SUA GESTÃO

CURRÍCULO DO DIRETOR

SEU HISTÓRICO

MENSAGEM DO DIRETOR

SUA ÓTICA