Você está aqui: Página Inicial > Seus Direitos > Promoção de Justiça > Entidades

Entidades Sociais

por Ewandjôecy Francisco de Araújo publicado 30/01/2018 21h04, última modificação 10/07/2018 16h34

Entidades Sociais

Processos

Nesta página você tem acesso a informações relacionadas aos seguintes processos finalísticos.

  • Autorização para funcionamento de Organização Estrangeira (OE) no Brasil.

  • Qualificação como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

  • Registro para o exercício da atividade de Microfilmagem de documentos.

* A competência sobre o processo de microfilmagem de documentos foi transferida para o Arquivo Nacional - Decreto nº 9.360, de 7 de maio de 2018.


Acesse o menu adiante para especificações de cada processo.

MENU

Conheça o Marco Regulatório das OSC's - Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014

Informativo sobre CNES e UPF

informativo1.png

O CNES foi desativado definitivamente, tendo em vista a revogação da lei que permitia o governo federal reconhecer as associações e fundações como Utilidade Pública Federal (UPF). Apenas as entidades tituladas como UPF, por força de lei, estavam obrigadas a prestar contas anualmente de suas atividades. O principal objetivo do CNES era receber os relatórios de atividades das entidades tituladas como UPF e emitir a denominada certidão de regularidade de “prestação de contas”.

Contudo, os títulos de UPF foram revogados (nenhum órgão poderá exigir o certificado de UPF para nenhum fim) e as entidades não devem mais apresentar os seus relatórios de atividades.

Dessa forma, o Ministério da Justiça e Segurança pública não receberá relatórios de atividades das entidades e não fornecerá certidão de regularidade (em razão de relatório aprovado) para as entidades antes sujeitas ao CNES (UPF, OSCIP, Organização Estrangeira). Assim, todas as ações relacionadas ao CNES foram extintas, inclusive a comprovação de vínculo; e não há sistema que o substitua quanto a essas funcionalidades.


Mais detalhes CLIQUE AQUI.

Últimas notícias

Fale Conosco

Divisão de Políticas de Justiça - Departamento de Políticas de Justiça da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública - DPJ/CPJ/CGAJUD/DPJUS/SNJ

Endereço postalEsplanada dos Ministérios, Palácio da Justiça - Bloco T - Edifício Anexo II - 4º andar CEP 70.064-900 – Brasília / DF

Endereço eletrônico:


Retornar à página Políticas de Justiça