Você está aqui: Página Inicial > Seus Direitos > Política Penal > Notícias DEPEN > Depen adquire novas viaturas para o Sistema Penitenciário Federal

Destaque

Depen adquire novas viaturas para o Sistema Penitenciário Federal

Veículos-cela são distribuídos às Penitenciárias Federais
publicado: 03/03/2017 14h24 última modificação: 03/03/2017 16h19

 

Brasília, 02/03/17 – Em janeiro de 2017, o Departamento Penitenciário Nacional adquiriu 16 novas viaturas para o Sistema Penitenciário Federal (SPF). A maior parte da frota de veículos é destinada ao uso em serviços operacionais, em especial, as escoltas, que são as atividades mais frequentes. Com o aumento dessa demanda, os veículos apresentam um acréscimo no desgaste. Por mês são realizadas, aproximadamente, 15 escoltas terrestres, distribuídas em audiências, julgamentos, transferências e atendimentos médicos. Além da questão do desgaste, a depreciação qualitativa e custo elevado da manutenção dos veículos motiva a substituição gradual da frota.

Ademais, como a construção de algumas Penitenciárias Federais foi feita distante dos centros urbanos, o uso cotidiano causa maior número de defeitos e quebras. Por isso, a Penitenciária Federal de Porto Velho, a mais distante, foi a que recebeu mais veículos-cela, contando com 4 unidades. As outras penitenciárias do sistema – Catanduvas, Campo Grande e Mossoró – receberam 3 veículos-cela, cada. Três exemplares ainda serão entregues em Brasília, e usadas da quinta Penitenciária Federal (ainda em construção).