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Microfilmagem

por gabriel.maciel publicado 09/10/2014 14h22, última modificação 30/06/2016 13h48

O Ministério da Justiça e Cidadania é responsável pelo registro de empresas e cartórios que realizam serviços de microfilmagem de documentos. Todas essas entidades, antes de microfilmar documentos, devem solicitar ao Departamento de Políticas de Justiça seu requerimento de autorização.
Consulte a legislação sobre microfilmagem

Registro

O pedido de inscrição deverá ser formulado por meio de requerimento escrito à Secretaria Nacional de Justiça, encaminhado ao Departamento de Políticas de Justiça - Dpjus, e encaminhado ao endereço abaixo com o assunto: “Microfilmagem – Registro”.

Ministério da Justiça e Cidadania

Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania
Departamento de Políticas de Justiça 
Divisão de Administração
Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Anexo II
CEP 70064-900.  Brasília/DF


Verificada a regularidade da documentação, e havendo parecer favorável, a autorização será publicada por meio de Despacho, no Diário Oficial da União.

Concluído o processo, a requerente será notificada via eletrônica ou por correspondência, recebendo o comunicado oficial acompanhado de cópia da publicação e ficará obrigada a manter atualizadas suas informações junto ao Ministério da Justiça para que não venha a perder sua autorização.

Veja a lista de documentos necessários

 
 Empresas

Consulta quais as empresas, órgãos públicos e cartórios 

autorizados a fazerem serviços de microfilmagem de documento
 

Consultar empresas autorizadas