Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santa Catarina terá Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes e Refugiados

Santa Catarina terá Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes e Refugiados

por publicado: 12/01/2016 19h46 última modificação: 12/01/2016 19h56

 Foto 1

Brasília, 12/1/16 - Nesta terça-feira, o Ministério da Justiça, o Governo do Estado de Santa Catarina e a Prefeitura de Florianópolis firmaram parceria e repasse de recursos para a implantação de um Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes e Refugiados (CRAI) em Florianópolis (SC). O valor repassado pelo governo federal é de R$ 1,037 milhão. A contrapartida do estado é de R$ 21 mil. A execução está prevista para até 24 meses.
 
Os Centros de Referência oferecem acolhimento e atendimento especializado a imigrantes e refugiados como suporte jurídico, apoio psicológico e social, além de oficinas de qualificação profissional. O projeto busca promover o acesso a direitos e a inclusão social, cultural e econômica dos imigrantes por meio do atendimento especializado a esta população, da oferta de cursos e oficinas, além do serviço de acolhimento. 
 
Participaram da cerimônia de assinatura do convênio o secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, o secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina, Geraldo Cesar Althoff, e o secretário municipal de Assistência Social, Dejair de Oliveira Junior.

Para o secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, a implementação deste equipamento é mais um passo para a consolidação de uma política pública de acolhimento e atenção aos imigrantes e refugiados, sobretudo pela parceria entre governo federal, estados e municípios.

"É fundamental que as pessoas que chegam ao Brasil buscando uma vida melhor tenham um ponto de referência e atenção, sejam incluídos social e culturalmente, no país que escolheram para viver. Essa iniciativa se soma a outras ações, tais como a reforma na legislação de imigrantes, a política humanitária adotada pelo Brasil e as campanhas de sensibilização", disse Vasconcelos.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315/3928