Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rede-LAB conclui 13º Curso de Análise LAB-LD

Destaque

Rede-LAB conclui 13º Curso de Análise LAB-LD

por publicado: 25/11/2016 19h22 última modificação: 25/11/2016 19h22
Participaram cerca de 75 servidores públicos de diversos órgãos, entre eles MPF, PF, Polícias Civis, AGU e TST

Brasília-DF, 25/11/16 - Terminou nesta sexta-feira (25) o XIII Curso de Análise LAB-LD, realizado pela Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (Rede-LAB), coordenada pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), da Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania. Participaram cerca de 75 servidores públicos de diversos órgãos, entre eles, Ministério Público Federal e dos Estados, Polícia Federal, Polícias Civis, Advocacia-Geral da União (AGU) e Tribunal Superior do Trabalho (TST). O curso foi realizado de 21 a 25 de novembro, na Academia Nacional de Polícia Federal, em Brasília-DF. 

O curso capacitou dos integrantes da Rede-LAB com a metodologia Lab-LD em técnicas de análise bancária, financeira, fiscal e patrimonial, além de caso prático. 

Além de prover conhecimento técnico com aulas expositivas sobre análise de dados, o curso destacou casos práticos para orientar as análises dos casos reais. Além da qualificação, o Curso é uma oportunidade de conectar profissionais que atuam em diferentes localidades do país para troca de informações, experiências e melhores práticas. 

Histórico
O Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) foi criado, em 2007, por meio de cooperação técnica firmada entre o Ministério da Justiça e Cidadania e o Banco do Brasil S.A., no âmbito do DRCI/SNJC, em execução à Meta 16 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla 2006). 

A unidade modelo foi equipada com tecnologia de ponta e desenvolveu, contando com a cooperação de Polícias Civis e Ministérios Públicos estaduais, metodologia própria de abordagem de análise de dados para crimes mais complexos, relacionados à corrupção, lavagem de dinheiro e organizações criminosas. 

A motivação para a criação do Lab-LD surgiu da observação, pelos órgãos participantes da Enccla, de que as investigações de casos de lavagem de dinheiro ou corrupção envolviam quebras de sigilo bancário de inúmeras contas, além de sigilos telefônico e fiscal, abrangendo grandes períodos. Isso gerava uma grande massa de dados a ser analisada e, muitas vezes, as investigações e análises financeiras eram conduzidas sem a necessária especialização técnica. 

Com o desenvolvimento de uma metodologia avançada, iniciou-se, ainda em 2007, a replicação do modelo para outros órgãos estaduais e federais, criando-se, por meio de Acordos de Cooperação Técnica, a Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia – (Rede-LAB), que vem sendo fomentada e coordenada pelo Lab-LD do DRCI/SNJC. 

A Rede-LAB visa articular a atuação dos Lab-LD, de modo a promover e regular a operação colaborativa entre eles. Sua principal característica é o compartilhamento de experiências, técnicas e soluções voltadas para análise de dados financeiros e, também, para a detecção da prática da lavagem de dinheiro, da corrupção e de crimes relacionados.

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg