Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Para o DRCI, capacitação das polícias de investigação é fundamental na prevenção a crimes transnacionais

Destaque

Para o DRCI, capacitação das polícias de investigação é fundamental na prevenção a crimes transnacionais

por publicado: 08/12/2017 19h15 última modificação: 08/12/2017 20h08
Diretor e coordenadores do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional capacitaram profissionais dos países de língua portuguesa durante fórum em Lisboa



Brasília, 8/12/17
- O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça (DRCI/MJ) realizou em Lisboa, de 5 a 7 de dezembro, o Fórum de reflexão, partilha e criação de redes colaborativas entre profissionais das Polícias de Investigação Criminal dos países de língua oficial portuguesa (PALOP). O evento contou com o apoio do Instituto Camões da Cooperação e da Língua Portuguesa.

Durante o evento foram abordados temas relacionados à cooperação policial e jurídica internacional, voltados à estrutura e organização do Estado brasileiro nas investigações sobre a criminalidade organizada transnacional e técnicas especiais de investigação.

Segundo o diretor do DRCI, Luiz Roberto Ungaretti, a capacitação e troca de experiências entre profissionais da autoridade central e policiais estrangeiros dos países de língua portuguesa são fundamentais na prevenção e na repressão à criminalidade transnacional.

"Torna- se cada vez mais crescente a especialização dos criminosos em se aproveitar das brechas legais e dificuldades de cooperação em investigações que envolvem diferentes ordenamentos jurídicos", disse.

De acordo com Ungaretti, a atuação do DRCI/MJ chamou a atenção de autoridades centrais envolvidas na temática devido ao número crescente de pedidos de celebração de acordos bilaterais, o que possibilita mais efetividade, segurança e eficiência no intercâmbio de provas.