Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oficinas pedagógicas e curso da Comissão de Anistia abordam “Memórias da Ditadura”

Destaque

Oficinas pedagógicas e curso da Comissão de Anistia abordam “Memórias da Ditadura”

publicado: 16/03/2016 17h29 última modificação: 16/03/2016 17h29
Oficinas contam com debates e exibição de filmes

Por Comissão de Anistia

Brasília, 16/03/16 – O campus da cidade de Gaspar, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), recebe, de 15 a 17 de março, a terceira oficina pedagógica e curso de formação realizado este ano pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. A iniciativa pretende disseminar conhecimentos e aprofundar os debates teóricos e práticos associados à temática da Comissão como a ditadura militar, a justiça de transição e os direitos humanos.

O evento, promovido em parceria com o IFSC, contou com a participação da professora de história do IFSC, Renata Waleska Pimenta. Para ela, o aproveitamento dos alunos do ensino médio integrado ao técnico foi proveitoso, já que o assunto é pouco explorado. “Quando temos acesso a esse conteúdo é muito superficial, porque o currículo é enxuto. Foi a oportunidade que os alunos tiveram de alargarem as experiências e os contextos desse momento da história. Ficou aquele gostinho de quero mais”, reforça.

Sobre o curso de formação, Renata Waleska Pimenta afirma que além de aprovarem os materiais impresso e digital, os professores apontaram as dificuldades referentes à concepção curricular que não concentra espaço a esse período da história. “O campus tem uma característica muito peculiar, levamos a sério à legislação da criação do conteúdo de cidadania, que vai além da grade curricular. Abordar esse assunto, principalmente no momento atual é muito pertinente, até porque criamos concepções mais lógicas”.

Cada ciclo de oficinas é seguido de exibição de filmes do projeto Marcas da Memória. Em Gaspar, os estudantes assistiram “30 anos de anistia”, “Labirinto de papel” e “Damas da Liberdade”. As oficinas também foram acompanhadas do curso de formação sobre “Memórias da Ditadura”, ministrada para professores e alunos do IFSC. Posteriormente, o certificado de participação é concedido aos que participarem.

Ministério da Justiça

facebook.com/ComissaodeAnistia
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
divulgacaoanistia@mj.gov.br

(61) 2025-9400/ 9402/ 9471