Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJSP e polícia japonesa trabalham em parceria em policiamento comunitário

Destaque

MJSP e polícia japonesa trabalham em parceria em policiamento comunitário

por publicado: 01/03/2017 16h57 última modificação: 01/03/2017 16h58
Projeto que começou em 2008 instrui os policiais brasileiros sobre métodos que podem ajudar a combater delitos

Brasília, 01/03/17 – O Acordo de Cooperação Internacional entre Brasil e Japão para multiplicação da polícia comunitária rendeu no mês de fevereiro encontros com representantes da Polícia Nacional do Japão. A parceria rende palestras sobre como o método KOBAN - influencia na eficiência da segurança pública japonesa.

A troca de experiências começou em 2008 e vai até janeiro de 2018, e tem o objetivo de explicar e aplicar o método KOBAN, que consiste numa doutrina japonesa que implanta pequenos postos policiais para ação em comunidades agindo na prevenção de crimes. Esses policiais aconselham a população sobre questões de criminalidade, visitam pessoas que precisam de alguma questão especial e incentivam reuniões entre a comunidade.

O projeto tem como protagonistas a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), além da PMESP (Polícia Militar do Estado de São Paulo), BMRS (Brigada Militar do Rio Grande do Sul), PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais), ANP (Agência de Polícia do Japão), e ABC (Agência Brasileira de Cooperação).

O projeto nos estados

Como parte do projeto, o Distrito Federal recebeu nos dias 23 de janeiro a 15 de fevereiro o perito japonês Masahiro Kamei, que acompanhou a rotina da Polícia Militar do DF, com foco nas regiões do Gama e Samambaia. Foram realizadas visitas comunitárias e palestras, pelas quais foi possível a troca de experiências entre os profissionais de segurança envolvidos.

Já no Rio Grande do Sul, a Brigada Militar do estado recebeu nas tardes dos dias 10 e 11 de fevereiro o projeto de bases móveis comunitárias. A delegação da Senasp foi representada pelo servidorLuciano Ramos Ribeirojuntamente com a policial Hisami Ohashi. Eles acompanharam as atividades da Operação Golfinho nas praias gaúchas.

A Senasp também participou do VIII Seminário de Policiamento Comunitário, promovido pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) na quinta (16) e sexta-feira (17), no Auditório do Pavilhão 1, na Expominas em Belo Horizonte/MG.  O evento teve a participação de policiais militares, alunos do Curso de Formação de Sargentos, além de policiais militares pertencentes a 1ª, 2ª e 3ª RPM. 


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg