Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJC coordena programas de prevenção ao uso de drogas no Ceará

Destaque

MJC coordena programas de prevenção ao uso de drogas no Ceará

por publicado: 19/09/2016 09h36 última modificação: 19/09/2016 09h36
Ações favorecem 4.650 estudantes e 750 famílias em 20 municípios cearenses

Brasília, 19/9/2016 – O Ministério da Justiça e Cidadania, por intermédio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, tem implementado três programas de prevenção ao uso de drogas em diversos municípios do estado do Ceará.

Por meio de multiplicação de saberes de profissionais de saúde e assistência social, são realizadas atividades preventivas com estudantes do ensino fundamental e familiares em ambiente escolar.

Em fase de monitoramento, os programas – Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes – serão desenvolvidos até o final do semestre letivo, favorecendo 4.650 estudantes matriculados em escolas da rede municipal e 750 famílias de 20 localidades cearenses.  

No estado, as ações são realizadas pela Senad em parceria com a Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas do estado do Ceará – que concluiu, na primeira quinzena de setembro, a efetivação do Projeto Juventude do Futuro, responsável pela implementação dos três programas. A expectativa é de que as atividades sejam expandidas para todos os municípios cearenses.

Programa a programa

O programa Jogo Elos é uma atividade lúdica realizada para crianças de 6 a 10 anos. Desenvolve noções de socialização e de respeito a si e aos outros. O programa contribui para a produção de um ambiente harmônico, que estimula a troca e a cooperação entre alunos de professores, favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades sociais.

O #Tamojunto, para adolescentes de 13 e 14 anos, visa a despertar habilidades e recursos específicos para que os estudantes possam lidar com influências sociais, adquirindo conhecimentos sobre drogas e suas consequências para a saúde. Dentre os benefícios estão a redução do consumo regular ou abusivo de álcool e outras drogas e o fortalecimento dos vínculos entre alunos e professores.

O Famílias Fortes é aplicado em equipamentos comunitários para famílias com filhos com idade entre 10 e 14 anos. O programa é viabilizado por meio de reuniões semanais voltadas para o fortalecimento dos vínculos afetivos e de cooperação entre pais, responsáveis e filhos.

Localização

O programa Jogo Elos está sendo aplicado junto a estudantes dos seguintes municípios: Aracati, Beberibe, Caucaia, Eusébio, Maranguape, Quixeramobim, Russas, Camocim, Crateús, Itapipoca, Massapê, Sobral, Tianguá, Viçosa do Ceará, Acopiara, Barbalha, Crato, Icó, Iguatu e Juazeiro do Norte. O programa #Tamojunto foi iniciado em Aracati, Caucaia, Beberibe, Eusébio, Maranguape, Quixeramobim, Russas, Viçosa do Ceará, Camocim e Tianguá, enquanto o programa Famílias Fortes começou em Aracati, Camocim, Tianguá, Viçosa do Ceará, Maranguape, Caucaia, Eusébio, Juazeiro do Norte, Icó e Crateús.