Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ lança campanha de enfrentamento à xenofobia e à intolerância

MJ lança campanha de enfrentamento à xenofobia e à intolerância

por publicado: 13/10/2015 18h57 última modificação: 21/10/2015 20h27

 

Brasília, 13/10/15 – O Ministério da Justiça (MJ) lançou, nesta terça-feira (13), uma campanha na Internet sobre enfrentamento à xenofobia e à intolerância no Brasil. A ação foi organizada pelo MJ com apoio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR). 

Clique e ouça o áudio da coletiva de imprensa 

Com o intuito de informar e conscientizar a população brasileira, a campanha pretende mostrar a diversidade e a formação do País, forjada em fluxos migratórios durante diversos momentos de sua história, deixando claro que preconceito e intolerância não combinam com o povo brasileiro. 

“A campanha tem o objetivo de sensibilizar sobre o drama humano vivido atualmente por milhões de pessoas que precisam sair de seus países de origem por motivo de guerras e perseguições. É a pior crise humanitária desde a II Guerra Mundial”, disse o secretario Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, durante coletiva de imprensa sobre o lançamento oficial da campanha.   

A divulgação aposta no combate à xenofobia ressaltando a pluralidade étnica, já que a identidade cultural brasileira vem sendo formada pela mistura de diferentes nacionalidades. As hashtags “#EuTambémSouImigrante” “XenofobiaNãoCombina” se somam a pots no Facebook para conscientizar os cidadãos sobre o assunto.  

Por meio de um aplicativo desenvolvido especialmente para a campanha, qualquer um pode participar. Basta acessar um link hospedado no hotsite www.eutambemsouimigrante.com.br. Lá os brasileiros podem criar seu próprio perfil migratório, divulgar suas origens e contar um pouco da sua história.  

Crédito extraordinário  
A presidente Dilma Rousseff editou, na última sexta-feira (9), uma medida provisória concedendo crédito extraordinário de R$ 15 milhões ao Ministério da Justiça para o fortalecimento da política de assistência a refugiados e imigrantes. 

O investimento acontecerá por meio de parcerias com estados, municípios, órgãos públicos, organizações da sociedade civil, entidades e organismos internacionais. 

Os recursos também serão utilizados consolidar uma rede centros referência e acolhida para imigrantes e refugiados, que permite a execução de medidas destinadas ao acolhimento, integração e assentamento.


 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928