Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ discute ensino superior para imigrantes e refugiados

MJ discute ensino superior para imigrantes e refugiados

por publicado: 25/02/2016 15h42 última modificação: 09/03/2016 16h41

 

 Brasília, 25/02/16 - O presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e secretário nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, reuniu-se, nesta quarta-feira (25), com reitores de universidades federais na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília. Aos reitores, Vasconcelos falou sobre a maior crise humanitária que o mundo passa desde a Segunda Guerra Mundial e as políticas públicas voltadas para refugiados no Brasil.

 O encontro marcou o início das discussões sobre a revalidação de diplomas estrangeiros e sobre processo seletivo específico para refugiados. Os cursos de língua portuguesa e cultura brasileira também estiveram na pauta da reunião. O governo brasileiro já promove cursos gratuitos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em parceria com estados, municípios e organizações da sociedade civil. A ideia é expandir essa ação.  

O presidente do Conare e secretário do Ministério da Justiça também se reuniu, em São Paulo, com o presidente e com o chanceler da Universidade Mackenzie, Maurício Melo e Davi Charles. Eles também falaram sobre processo seletivo específico e sobre a possibilidade de concessão de bolsas de estudos para refugiados. 

 De acordo com Vasconcelos, esse é o primeiro de vários encontros que terão como objetivo convergir ações em uma área essencial para integração social e econômica de refugiados na sociedade brasileira.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928