Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro da Justiça viaja a Natal e Aracaju para iniciar Plano Nacional de Segurança

Destaque

Ministro da Justiça viaja a Natal e Aracaju para iniciar Plano Nacional de Segurança

por publicado: 31/01/2017 11h10 última modificação: 31/01/2017 11h13
As duas capitais serão os primeiros projetos-piloto do Plano. Serão implantados Núcleos de Inteligência com operações integradas envolvendo os governos federal e estadual


Brasília, 31/01/17 -  O Plano Nacional de Segurança começará a ser implantado esta semana nos seus dois primeiros projetos-piloto, nas cidades de Natal e Aracaju, capitais, respectivamente, do Rio Grande do Norte e de Sergipe. Na quinta-feira (2) e na sexta-feira (3), o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, estará nessas cidades para dar início aos projetos.

 Na quinta-feira (2), Alexandre de Moraes estará em Natal, para a reunião que apresentará ao governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, o Plano Nacional de Segurança e as ações específicas que serão feitas no Estado. Na sexta-feira (3), será a vez de apresentar o Plano e as ações ao governador de Sergipe, Jackson Barreto.

O Plano Nacional de Segurança é uma proposta de parceria entre o governo federal e os governos estaduais para o enfrentamento da criminalidade. Pauta-se em três pilares básicos: “integração, colaboração e cooperação”. Para o alcance de três objetivos principais: combater e reduzir o número de homicídios dolosos, feminicídios e crimes de violência contra a mulher; modernizar e racionalizar o sistema penitenciário; e dar combate integrado à criminalidade organizada transnacional.

 Boa parte das ações previstas está baseada na implementação de ações de inteligência conjuntas entre as polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar e as áreas penitenciárias federal e estaduais. Mapas, que serão atualizados em tempo real, foram feitos de todas as capitais. Eles marcarão os locais onde ocorreram e ocorrem os crimes em cada uma dessas cidades, permitindo que sejam feitas operações conjuntas para combatê-los, com o uso das polícias em nível federal e estadual e também a Força Nacional.

 Após Natal e Aracaju, a previsão é que o terceiro piloto seja implementado nos próximos dias em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Na sequência, o Plano Nacional de Segurança será estendido às demais capitais e, depois, para as cidades das regiões metropolitanas próximas a elas.

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg