Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro Alexandre de Moraes recepciona novo conselho da Comissão de Anistia

Destaque

Ministro Alexandre de Moraes recepciona novo conselho da Comissão de Anistia

por publicado: 19/10/2016 20h07 última modificação: 19/10/2016 20h07
Ministro destacou que a questão dos anistiados é uma das prioridades do MJC e colocou a estrutura da pasta à disposição

Brasília, 19/10/16 - O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, fez hoje a recepção dos novos conselheiros da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e Cidadania. O encontro aconteceu no Memorial da América Latina, em São Paulo, e contou com a presença do secretário-executivo da pasta, José Levi do Amaral, e com o novo presidente da Comissão, Almino Afonso.

O ministro destacou que a questão dos anistiados é uma das prioridade do Ministério e colocou a estrutura da pasta à disposição para que a Comissão exerça seu trabalho de forma dinâmica e eficiente.

José Levi destacou a importância do evento: “Essa é uma reunião histórica, em que o ministro Alexandre de Moraes acolheu membros antigos e novos da Comissão de Anistia. Alguns com vivência pessoal dos fatos. Com isso, robustece-se a Comissão para fazer frente ao estoque de 18 mil processos que aguardam julgamento."

Caberá aos conselheiros o julgamento dos requerimentos com o apoio de toda uma equipe técnica que analisa os processos e cuida dos aspectos burocráticos. “A direção da Comissão de Anistia faz questão de frisar que o papel de protagonismo é sempre dos conselheiros, que têm a nobre missão de analisar os requerimentos de anistia”, disse Renato Mariano, um dos diretores da instituição, que complementa: “Cabe à equipe técnica oferecer total apoio para que esse trabalho flua da melhor maneira”.

Durante a reunião, os antigos membros destacaram que a Comissão, ao fazer em nome do Estado Brasileiro um pedido de desculpas, exerce um papel de maior importância do que qualquer compensação financeira. Eles se colocaram à disposição para colaborar com o trabalho iniciado pelos novos colegas e os desafios que encontrarão na função de conselheiros.