Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Justiça divulga pesquisa sobre cartórios Judiciais

Ministério da Justiça divulga pesquisa sobre cartórios Judiciais

por publicado: 18/12/2015 13h01 última modificação: 18/12/2015 13h01

 

Brasília 18/12- O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ), em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançaram a pesquisa “Desburocratização dos cartórios judiciais” que é uma análise dos juizados especiais do tribunal de justiça de São Paulo. 

Para colaborar com o aprimoramento do sistema de justiça brasileiro, a SRJ estabeleceu o fortalecimento do acesso à justiça como eixo estruturante de sua atuação, o que impõe a realização de estudos e pesquisas de levantamento de dados e produção de informações sobre o sistema de justiça que possam contribuir para a construção de informações sobre o Sistema de Justiça e sobre serviços que são disponibilizados à população. A pesquisa “Desburocratização dos Cartórios Judiciais” teve com objetivo descrever diferentes modelos de gestão utilizados nos Juizados Especiais, comparando-os em termos de efetividade, eficiência e qualidade das decisões, investigou questões de cultura organizacional e relacionamento intrainstitucional que impactam sobre os serviços prestados pelos Juizados Especiais e determinou causas padrão de congestionamento dos Juizados Especiais. 

A finalidade do diagnostico identificado são recomendações para melhoria do funcionamento dos Juizados Especiais. A pesquisa realizada representa uma importante oportunidade para o aprofundamento dos estudos já existentes sobre a gestão judiciária, utilizando bases de dados e empregando métodos e técnicas desenvolvidos ao longo das pesquisas conduzidas nos últimos cinco anos.

 

 Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928