Você está aqui: Página Inicial > Notícias > "Legado das Paralimpíadas será mudança cultural no país", diz secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Destaque

"Legado das Paralimpíadas será mudança cultural no país", diz secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência

por publicado: 08/09/2016 15h13 última modificação: 08/09/2016 17h18

Rio de Janeiro, 8/9/16 – Mais de quatro mil atletas com deficiência de 159 países começam a disputar os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, abertos oficialmente nesta quarta-feira (7). O público lotou as arquibancadas do Maracanã para ver a cerimônia de abertura, que contou com a presença de diversas autoridades brasileiras e internacionais. O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, e a secretária especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do MJC, Rosinha da Adefal, estavam entre os representantes do governo federal na solenidade.

As Paralimpíadas acontecem até o dia 18 de setembro. Segundo a secretária Rosinha da Adefal, o principal legado do evento não será somente a construção de espaços com acessibilidade, mas uma mudança cultural da sociedade brasileira, que passará a compreender melhor a importância da promoção dos direitos da pessoa com deficiência.

"O verdadeiro legado que as Paralimpíadas vão deixar é uma mudança cultural no país. Os jogos têm que trazer uma mudança de atitude em relação à pessoa com deficiência. É preciso respeitar as diferenças e promover a igualdade para que possamos garantir a plena participação das pessoas com deficiência na sociedade", disse.

A secretária defende também o esporte como instrumento fundamental para inclusão social dessa parcela da população. "O esporte é o melhor caminho para acontecer a inclusão. Se hoje estou aqui, trabalhando para a construção de políticas para a pessoa com deficiência, é porque um dia tive a oportunidade de ser atleta”, afirmou Rosinha ao lembrar do período em que participou de competições de natação para pessoas com deficiência.

Neste ano, a delegação brasileira será a maior da história, com 285 atletas (185 homens e 100 mulheres) em 23 modalidades. A expectativa é que o Brasil supere o desempenho das Paralimpíadas de Londres, quando os atletas brasileiros subiram ao pódio 43 vezes, conquistando 21 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze.

Rosinha

 Rosinha da Adefal e ministro da Justiça e Cidadania durante assinatura de posse na SEPD

Foto da capa: Getty Image
Fota interna: Isaac Amorim/MJC