Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Instalação de totem em presídios facilitará trabalhos do Depen e da DPU

Destaque

Instalação de totem em presídios facilitará trabalhos do Depen e da DPU

por publicado: 24/03/2017 16h25 última modificação: 24/03/2017 18h53
Penitenciária federal de Porto Velho foi a primeira a receber equipamento que servirá de ferramenta de comunicação entre o preso e o defensor público. Objetivo é dar celeridade no atendimento aos presos do Brasil

Porto Velho, 24/03/17 – A Penitenciária Federal de Porto Velho (PFPV) será pioneira na implantação de um projeto que promete dar celeridade no atendimento aos presos do Brasil. Nesta sexta-feira (24), o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Depen/MJSP) e a Defensoria Pública da União (DPU) deram início ao “Fale com a Defensoria”, que consiste na instalação de totens – aparelho eletrônico – que serão utilizados pelos internos para acessarem diretamente seus processos, falar com os membros da DPU e solicitar assistências.

O equipamento servirá como ferramenta de comunicação entre o preso e o defensor público. O interno poderá consultar, por meio “biométrico” em uma tela touch screen, a sua situação jurídica em relação aos seus processos. Servidores do Depen serão responsáveis por alimentar as informações básicas e cadastro biométrico para que o trabalho da DPU seja efetivo.

De acordo a diretora-geral substituta do Depen, Marlene Inês da Rosa, o projeto é um marco na assistência jurídica dos presos custodiados no Sistema Penitenciário Federal. A ação deve, no futuro, estender-se a todos os presos do sistema prisional brasileiro.

Segundo a coordenadora-geral de assistência às penitenciárias da Diretoria do Sistema Penitenciário Federal (CGAP/DISPF), Jocemara Rodrigues, a expectativa do Depen em relação ao projeto é garantir o acesso do preso à informação de sua pena, além do efetivo atendimento prestado por meio da assistência jurídica.

O defensor Francisco de Assis Nascimento, da Defensoria Pública da União (DPU), enfatizou que a DPU espera que esse projeto possa facilitar o acesso dos presos às informações processuais e do seu defensor, visando melhorar sua situação no cárcere.

Totem

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg