Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Força Nacional apreende 277 kg de maconha no Mato Grosso do Sul

Destaque

Força Nacional apreende 277 kg de maconha no Mato Grosso do Sul

por publicado: 11/07/2016 17h21 última modificação: 11/07/2016 17h21

Brasília, 11/07/16 - Uma equipe da Força Nacional de Segurança Pública apreendeu 277 quilos de maconha em Caarapó, Mato Grosso do Sul. O flagrante se deu na manhã desta segunda-feira (11), durante um patrulhamento de rotina na rodovia MS-280, que dá acesso à terra indígena Amambaipeguá.

Integrantes da Força Nacional abordaram um carro que trafegava pela região, quando localizaram a maconha, que estava prensada e dividida em pacotes. O condutor, um homem de 20 anos, foi encaminhado - junto com o veículo e a droga - à Delegacia da Polícia Civil em Caarapó, onde foi autuado por tráfico.

Operação

O Ministério da Justiça e Cidadania (MJC) autorizou o emprego da Força Nacional no município, em caráter episódico e programado, para apoiar as atividades da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul na região. O trabalho visa garantir a segurança das pessoas, do patrimônio e a manutenção da ordem pública na área de ocorrência de conflitos entre índios e não índios.

A tropa da Força Nacional está na cidade sul-mato-grossense desde 15 de junho, um dia após o confronto entre indígenas e fazendeiros que resultou na morte de um índio. O envio da Força tinha sido aprovado, em caráter de urgência, pelo ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, após solicitação do governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.

As ações da Força Nacional estão sendo focadas no policiamento ostensivo, para evitar novos confrontos. As interlocuções com os índios estão sendo lideradas por representantes do Ministério Público Federal e da Fundação Nacional do Índio (Funai).