Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Força inicia ações do Plano Nacional de Segurança Pública em três cidades

Destaque

Força inicia ações do Plano Nacional de Segurança Pública em três cidades

Operações têm início em Natal (RN), Aracaju (SE) e Porto Alegre (RS). Tropas irão realizar operações conjuntas com as políciais federal, rodoviária federal e estaduais. Mais equipes serão enviadas nos próximos dias
por publicado: 17/02/2017 16h51 última modificação: 17/02/2017 18h19

Brasília, 17/02/2017 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) iniciou nesta semana a ampliação gradativa do efetivo da Força Nacional nas cidades de Natal (RN), Aracaju (SE) e Porto Alegre (RS). O efetivo irá realizar operações conjuntas com as policiais federal, rodoviária federal e estaduais. A medida está prevista no Plano Nacional de Segurança Pública.

Nas capitais potiguar e gaúcha, a Força aproveitou as equipes que já estavam nas duas cidades para iniciar barreiras em vias estratégicas e patrulhas urbanas em locais de alto risco. Os policiais militares da Força realizam abordagens a pessoas e buscas e varreduras em veículos, com o intuito de apreender armas, drogas ilegais e outros objetos roubados ou ilícitos.

Em Aracaju, as ações ostensivas estão em fase de planejamento, mas o apoio às investigações de crimes letais contra a vida já começaram. Nas três cidades, o levantamento de dados e planejamento estratégico para investigação de homicídios, realizado em apoio às polícias civis locais, também já começou. Essas equipes da Força Nacional, compostas por policiais civis e profissionais de perícia, já estão, respectivamente, estudando inquéritos e confeccionando laudos.

Plano Nacional
A ampliação de efetivo da Força Nacional nas três capitais é uma das oito ações gerais de atuação conjunta do Plano Nacional de Segurança Pública. Estão previstos outros dois tipos de ações gerais, além de atuação conjunta: capacitação (que inclui duas ações) e inteligência (abrange 10 ações).

Nos próximos dias, deverão chegar aos três estados ainda mais equipes da Força Nacional. O envio da tropa está sendo readequado devido à deflagração, nas últimas semanas, em Vitória (ES) e no Rio de Janeiro (RJ), de operações emergenciais, que já têm previsão de encerramento. Em paralelo a isto, a Força já está preparando cerca de 350 novos integrantes para reforço às frentes de serviço.

Clique e confira a íntegra do Plano Nacional de Segurança Pública

Força Natal

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg