Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Força inicia ações do Plano Nacional de Segurança Pública em três cidades

Destaque

Força inicia ações do Plano Nacional de Segurança Pública em três cidades

por publicado: 17/02/2017 16h51 última modificação: 17/02/2017 18h19
Operações têm início em Natal (RN), Aracaju (SE) e Porto Alegre (RS). Tropas irão realizar operações conjuntas com as políciais federal, rodoviária federal e estaduais. Mais equipes serão enviadas nos próximos dias

Brasília, 17/02/2017 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) iniciou nesta semana a ampliação gradativa do efetivo da Força Nacional nas cidades de Natal (RN), Aracaju (SE) e Porto Alegre (RS). O efetivo irá realizar operações conjuntas com as policiais federal, rodoviária federal e estaduais. A medida está prevista no Plano Nacional de Segurança Pública.

Nas capitais potiguar e gaúcha, a Força aproveitou as equipes que já estavam nas duas cidades para iniciar barreiras em vias estratégicas e patrulhas urbanas em locais de alto risco. Os policiais militares da Força realizam abordagens a pessoas e buscas e varreduras em veículos, com o intuito de apreender armas, drogas ilegais e outros objetos roubados ou ilícitos.

Em Aracaju, as ações ostensivas estão em fase de planejamento, mas o apoio às investigações de crimes letais contra a vida já começaram. Nas três cidades, o levantamento de dados e planejamento estratégico para investigação de homicídios, realizado em apoio às polícias civis locais, também já começou. Essas equipes da Força Nacional, compostas por policiais civis e profissionais de perícia, já estão, respectivamente, estudando inquéritos e confeccionando laudos.

Plano Nacional
A ampliação de efetivo da Força Nacional nas três capitais é uma das oito ações gerais de atuação conjunta do Plano Nacional de Segurança Pública. Estão previstos outros dois tipos de ações gerais, além de atuação conjunta: capacitação (que inclui duas ações) e inteligência (abrange 10 ações).

Nos próximos dias, deverão chegar aos três estados ainda mais equipes da Força Nacional. O envio da tropa está sendo readequado devido à deflagração, nas últimas semanas, em Vitória (ES) e no Rio de Janeiro (RJ), de operações emergenciais, que já têm previsão de encerramento. Em paralelo a isto, a Força já está preparando cerca de 350 novos integrantes para reforço às frentes de serviço.

Clique e confira a íntegra do Plano Nacional de Segurança Pública

Força Natal

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg