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Fiat convoca recall de mais de 10 mil modelos Toro e Jeep Compass

Campanha convoca os donos dos veículos para troca de dispositivo de emergência que permite o desligamento do motor quando o carro ainda está em movimento
por publicado: 18/04/2017 16h34 última modificação: 18/04/2017 16h46

Brasília, 18/4/17 – A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública informa que a FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda. protocolou campanha de chamamento dos veículos Jeep Compass e Fiat Toro, ano/modelo 2016 a 2017 e motorização 2.0 diesel.

O recall se dá por razão do não funcionamento do dispositivo de segurança que permite o desligamento do motor com o veículo em movimento. Isso provoca risco de colisão e consequentes danos físicos e materiais ao condutor, passageiros e terceiros.

De acordo com a FCA, o recall do Jeep teve início em 3 de abril e abrange 1.143 veículos. O recall do modelo Toro começou no dia 7 de abril e convoca dos donos de 9.343 unidades para a troca do dispositivo. Ao todo, a campanha abrange 10.486  veículos.

Os modelos Jeep Compass 2.0 Diesel foram produzidos em Goiana (PE), no período de 31 de agosto de 2016 a 5 de novembro de 2016, e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre o intervalo 988675116HKH00441 a 988675126HKH03941.

Já os modelos Fiat Toro, 2.0 Diesel, ano/modelo 2016 a 2017, igualmente produzidos em Goiana/PE, no período entre 15 de dezembro de 2015 a 29 de novembro de 2016, tem chassis não sequenciais 98226175GKA50482 a 988226175HKB03540.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a FCA informou que "foi detectado que o dispositivo que permite o desligamento do motor quando a alavanca de câmbio estiver numa posição diferente de P (estacionamento) e a velocidade do veículo for superior a 8 km/h, não está habilitado". Desse modo, "em caso de tentativa de utilização, pelo condutor, do referido dispositivo, o seu não funcionamento conforme previsto no manual poderá aumentar o risco de colisão, com consequentes danos físicos e materiais ao condutor, passageiros e terceiros".

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Mais informações podem ser obtidas junto à FCA, por meio da Central de Serviços ao Cliente FIAT, para clientes dos veículos Fiat Toro, pelo telefone 0800 707 1000 ou pelo site www.fiat.com.br. Para clientes dos veículos Jeep Compass, Central de Serviços ao Cliente JEEP, pelo telefone 08000 703 7150, ou pelo site www.jeep.com.br. Detalhes sobre a campanha de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública – justica.gov.br.

Recall


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