Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Acusado de estelionato é extraditado

Destaque

Acusado de estelionato é extraditado

por publicado: 19/10/2016 10h46 última modificação: 19/10/2016 11h13
Português procurado pela Interpol é acusado pelo crime de estelionato em Portugal e foi preso em Itabira (MG), quando tentava aplicar golpe em um pequeno clube de futebol de Minas Gerais

Brasília, 19/10/16 – O português Filipe Antônio Veloso Vieira foi extraditado na última segunda-feira (17). Ele é acusado pelo crime de estelionato em Portugal e foi preso em Itabira (MG) em janeiro deste ano. Vieira tentou aplicar um golpe em que prometia arrendar e investir R$ 23 milhões em um pequeno clube de futebol de Minas Gerais, o Valeriodoce Esporte Clube. Após denúncia, a polícia verificou que se tratava de estrangeiro procurado pela Interpol.

O pedido de extradição do governo de Portugal foi deferido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em junho de 2016, e a extradição foi efetivada com base na Convenção de Extradição entre os Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), promulgada pelo Decreto n° 7.935, de 2013.

Todo o processo de cooperação entre Brasil e Portugal foi realizado pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania, do Ministério da Justiça e Cidadania, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e com a Polícia Federal e a Interpol.