Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Esquema especial garante segurança das provas de rua nas Paralimpíadas

Destaque

Esquema especial garante segurança das provas de rua nas Paralimpíadas

por publicado: 13/09/2016 15h14 última modificação: 13/09/2016 16h10
Até o dia 18, 250 atletas das categorias paratriatlo, ciclismo de estrada e maratona percorrem as ruas do Rio de Janeiro em busca de medalhas. Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos coordena a operação de segurança

Rio de Janeiro, 13/9/16 – As provas de rua dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 reúnem, até o dia 18 de setembro, 250 atletas em três categorias: paratriatlo, ciclismo de estrada e maratona. As competições ocorrem no Forte de Copacabana (paratriatlo), orla do Leme a Copacabana (maratona) e, na região da Barra da Tijuca, do Pontal à Praia da Reserva (ciclismo).

Por serem provas predominantemente abertas e gratuitas ao público, realizadas em extensas áreas e vias da cidade, a segurança é considerada um desafio extra. Para garantir a realização das competições, as instituições envolvidas planejaram circuitos com a utilização de 100 quilômetros de vias públicas, perpassando 10 bairros da cidade do Rio de Janeiro, contando com três postos avançados de apoio, instalação de 31 pontos de travessia (“crossing points”) e 10 mil barreiras.

Participam diretamente da operação integrada de segurança das provas de rua a Força Nacional de Segurança Pública-FNSP, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro, o Ministério da Defesa, a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ) e a Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), além da CET-RIO e do Comitê Rio 2016. A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça e Cidadania (SESGE/MJC) coordena a operação. 

Profissionais de inteligência da SESGE e da Força Nacional estarão presentes nas provas de rua e toda a operação será acompanhada pelos Centros de Comando e Controle Setoriais envolvidos das competições (Copacabana e Barra), além do Centro de Comando e Controle Regional do Rio de Janeiro.

Confira os locais das competições
14, 15, 16 e 17 de setembro – Ciclismo de Estrada masculino e feminino, no Pontal.
18 de setembro – Maratona masculina e feminina, no Forte de Copacabana. 

Texto: Comunicação Social da Sesge/MJC
Foto capa: Sesge/MJC
Foto interna: Foto: Gabriel Heusi/Brasil2016.gov.br

 Ciclista