Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Depen planeja construção das novas penitenciárias federais brasileiras

Destaque

Depen planeja construção das novas penitenciárias federais brasileiras

por publicado: 06/03/2017 15h01 última modificação: 06/03/2017 19h05
Workshop com especialista da Universidade de Brasília trata de pontos específicos das unidades que deverão ser construídas nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Governo procura otimizar recursos investidos

Brasília, 6/3/17 – Começou nesta segunda-feira (6) o workshop para adequação do projeto arquitetônico das novas penitenciárias federais. Diretores do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Depen/MJSP) se reuniram com especialistas da Universidade de Brasília (UnB) para tratar das especificidades e necessidades apresentadas pelas localidades onde as penitenciárias serão construídas. O objetivo é otimizar os recursos. O encontro segue até terça-feira (7).

Participaram do encontro o diretor-executivo do Depen, Luizevane Soares da Silva, a diretora do Sistema Penitenciário Federal (SPF), Cintia Rangel Assumpção, os especialistas do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Edificações Penais, o arquiteto Augusto Cristiano Prata Esteca e  a coordenadora Raquel Nunes Blumenschein, além de servidores do Depen.  

Anteriormente a essa fase, foi realizada uma reunião com representantes do Depen e do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). O grupo tratou da construção das cinco novas penitenciárias federais, anunciadas pelo presidente da República Michel Temer. Na oportunidade, o diretor-executivo do Depen informou que foi solicitado aos Estados que indiquem possíveis áreas para a construção das penitenciárias. 

Segundo a diretora do Sistema Penitenciário Federal (SPF), as unidades poderão ser construídas nas regiões geográficas Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. Elas terão 250 mil metros de área e serão construídas a aproximadamente 50 quilômetros de distância de um aeroporto. 

No dia 22 fevereiro, uma videoconferência entre o diretor-executivo do Depen, a diretora do SPF, os engenheiros do núcleo de engenharia e os diretores das penitenciárias federais tratou das melhorias pontuais que precisam ser feitas nos atuais presídios federais. Também foram discutidas possíveis adequações no projeto das novas unidades. 

Curso


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg