Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça os dois grandes vilões da Black Friday

Destaque

Conheça os dois grandes vilões da Black Friday

Segundo dados da Secretaria Nacional do Consumidor, nos anos anteriores algumas empresas descumpriram ofertas de preços e enganaram os clientes. Multa pode chegar a R$ 9,5 milhões
por publicado: 17/11/2017 08h25 última modificação: 17/11/2017 08h30

Black Friday

Brasília, 17/11/17 – Publicidade enganosa e não cumprimento da oferta foram as ofensas aos direitos do consumidor mais registradas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) no ano passado e em anos anteriores da Black Friday – neste ano, a data de promoções pré-natalinas cairá na próxima sexta-feira (24).

A diretora do DPDC, Ana Carolina Caram, informa que algumas das denúncias dos anos anteriores resultaram na abertura de investigações na última Black Friday. Uma empresa responde a processo administrativo, acusada de ter entregue produto diferente do que foi adquirido pelo cliente, em flagrante descumprimento à oferta anunciada.  

Esse processo está em fase final de decisão, próximo à conclusão e aplicação das medidas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC), entre elas multa pecuniária que pode chegar ao teto de R$ 9,5 milhões. O nome da empresa só se tornará público após o encerramento do caso. 

Frente
Uma frente inédita de proteção ao consumidor foi organizada pela Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça especialmente para a data. Para tanto, firmou-se uma parceria com os Procons e a plataforma digital privada Reclame Aqui. O objetivo é intensificar a fiscalização para identificar as fraudes.

O Reclame Aqui remeterá à Senacon o resultado do monitoramento digital das ofertas realizadas pelo comércio eletrônico.

Ana Caram ainda sugere que se desconfie de ofertas com preços muito inferiores ao praticados no mercado: “Sites fraudulentos costumam adotar essa estratégia, mas quando as investigações têm início, já foram retirados do ar e os responsáveis não são encontrados para indenizar a vítima e responderem criminalmente”, afirma, incluindo esta modalidade de golpe entre os de mais difícil solução.

Outro alerta diz respeito ao artifício para mascarar a movimentação fraudulenta de preços: o frete de entrega, que na Black Friday pode mudar para valores acima do praticado rotineiramente sem aviso ao cliente. Isso encarece o preço final da compra e a torna desvantajosa.

Já a maquiagem se caracteriza pelo aumento prévio dos preços de produtos no período que antecede a data promocional e a apresentação de falsos descontos no próprio dia.

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg