Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasil participa de Comissão de Prevenção do Crime e Justiça Criminal

Destaque

Brasil participa de Comissão de Prevenção do Crime e Justiça Criminal

por publicado: 26/05/2017 14h04 última modificação: 26/05/2017 14h05

Brasília, 26/05/17 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública representou o Brasil na 26ª sessão da Comissão de Prevenção do Crime e Justiça Criminal (CPCJC), em Viena, Áustria, de 22 a 26/05. 

A Comissão é o principal órgão do sistema ONU para a formulação de políticas e recomendações internacionais sobre assuntos de justiça criminal, incluindo tráfico de pessoas, crimes transnacionais e prevenção de atos terroristas. 

Durante o evento, foram abordadas temáticas relativas à estratégias abrangentes e integradas de prevenção do crime; esforços de coordenação e integração do UNODC e Estados membros na área de prevenção do crime e justiça criminal; uso e aplicação dos padrões e normas das Nações Unidas sobre prevenção do crime e justiça criminal; tendências mundiais do crime e temas emergentes e respostas no campo da prevenção do crime e justiça criminal; e assuntos referentes à implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

O objetivo da participação do Ministério, representado pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da Secretaria Nacional de Justiça, foi o de fomentar a implementação dos acordos de cooperação jurídica internacional em matéria penal, principalmente os que tem interface das Nações Unidas, como as Convenções de Palermo e Mérida; e verificar a adequação das políticas nacionais no enfrentamento ao crime organizado transnacional e à corrupção. 

Além disso, foram realizados contatos com autoridades centrais estrangeiras e troca de experiências e inciativas sobre prevenção e combate à corrupção no exterior, com enfoque na participação da sociedade civil, semelhante ao que é realizado no Brasil, através da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla).

 

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg