Você está aqui: Página Inicial > noticias segurança > Ministro Jungmann inaugura, no Paraná, Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública - Regional Sul

Destaque

Ministro Jungmann inaugura, no Paraná, Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública - Regional Sul

por publicado: 05/12/2018 11h45 última modificação: 05/12/2018 12h16
Centro sediado em Curitiba é o primeiro de cinco unidades regionais que serão implantadas no país para o combate ao crime organizado

Foto: Orlando Kissner/ANPr

Foto: Orlando Kissner/ANPr

 

Curitiba, 04/12/2018 – O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, inaugurou na manhã desta terça-feira (04), em Curitiba (PR), o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública - Regional Sul (CIISPR-S).  Essa é a primeira de cinco unidades regionais que serão implantadas no país e integradas a um centro nacional, em Brasília (DF), para o combate ao crime organizado.

O evento, na Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, contou com a presença da governadora do Estado do Paraná, Cida Borghetti, do secretário Nacional de Segurança Pública, Major Brigadeiro João Tadeu Fiorentini; do diretor de Inteligência da Senasp, Carlos Afonso Coelho; do secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Julio Cezar dos Reis; entre outras autoridades.

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, falou sobre a escolha da sede regional Sul do Centro de Inteligência. “O Paraná foi escolhido por três motivos: primeiro pela experiência de integração já existente entre suas próprias polícias; segundo, pela Tríplice Fronteira, um local de preocupação; terceiro, porque aqui temos capacidade de detectar e antecipar ações de facções criminosas que se encontram na região, já que elas elaboram ações criminosas em outros estados e regiões do Brasil. E aqui a gente poderá atuar no sentido de evitar, de prevenir e de desviar a possibilidade das ocorrências dessas ações criminosas”, afirmou Jungmann.

A rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública foi concebida para unificar a ação de combate ao crime organizado por regiões. Entre os objetivos estão a integração entre os agentes de segurança pública para produção de conhecimentos estratégicos e o acesso integrado dos conteúdos das bases de dados das diversas instituições e órgãos que compõem a estrutura de segurança pública.

 Jungmann explicou o foco de atuação da CIISPR-S. “Nós vamos centralizar nesse Centro todas as informações de combate ao crime organizado, ao tráfico de armas, ao tráfico de drogas, para reduzir a violência e aumentar a segurança do povo do Paraná e de toda a região Sul”, resume o ministro.

 Sobre os profissionais que trabalharão na Regional – Sul, o ministro Raul Jungmann salientou que “serão deslocados entre quatro a seis policiais federais que estarão aqui diuturnamente trabalhando por turnos com o pessoal de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e, obviamente, do Paraná, em conjunto com todas as forças de segurança e inteligência do governo federal e das Forças Armadas”. Ainda segundo o ministro, esse número poderá ser ampliado com a participação de policiais de outros países que fazem a Tríplice Fronteira com o estado do Paraná.

Por fim, o ministro Jungmann destacou o investimento feito para o funcionamento do Regional-Sul. “O Governo do Estado disponibilizou a parte física, enquanto que o custeio da estrutura para o funcionamento do centro será disponibilizado pela Senasp, que vai atuar na mobilização dos servidores dos outros estados para atuarem no centro integrado e também fará a capacitação, o compartilhamento e manutenção de ferramentas tecnológicas de inteligência”.

Emocionada, a governadora do Estado do Paraná, Cida Borghetti, agradeceu ao ministro pela escolha da capital paranaense ser sede do Centro de Inteligência. “ Gostaria de agradecer ao ministro Raul Jungmann e sua equipe, que se manifestou favoravelmente ao nosso pleito em sediar a CIISPR-S. Para nós, a decisão demonstrou que o Paraná está preparado para sediar uma importante unidade de segurança pública, que terá atuação regional e estará integrada a uma rede nacional de combate ao crime organizado, principalmente contrabando, tráfico de armas e de drogas”, finalizou.

Próximos passos

Através de parcerias com os estados, serão implantados mais quatro Centros nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A próxima unidade a ser inaugurada será a Regional Nordeste, em Fortaleza (CE).

Todos CIISP regionais serão conectados e coordenados pelo Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Nacional (CIISP-N), que já está em funcionamento em Brasília (DF). O investimento do Ministério da Segurança Pública na implantação de cada um dos centros é de R$ 3 milhões.

Assessoria de Comunicação Social
(61) 2025-3135/2025-9962
ascom@seguranca.gov.br
www.seguranca.gov.br