Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Termo de cooperação prevê melhoria da perícia nos estados e DF

General

Termo de cooperação prevê melhoria da perícia nos estados e DF

por publicado: 13/12/2013 20h57 última modificação: 21/02/2014 11h21

Brasília, 13/12/2013 – O fortalecimento da perícia nos estados é definido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) como prioridade. Por isso, foi firmado um termo de cooperação técnica com todas as Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social dos estados e do Distrito Federal para o desenvolvimento das coordenadorias que tratam da perícia criminal em cada unidade da Federação.

O termo de cooperação tem o objetivo de aprimorar atividades de perícia criminal nas áreas da Medicina Legal, Perícia em Local de Crime Violento Letal Intencional, Balística Forense, Genética Forense, Química Forense, Informática Forense e Papiloscopia.

A vigência do acordo de cooperação tem previsão de dois anos e poderá ser prorrogado se houver interesse das partes. A melhoria da atividade de perícia nos estados passa por investimentos na reestruturação dos laboratórios, repasse de equipamentos e capacitação dos profissionais da Perícia. 

A parceira entre a Senasp e as secretarias de segurança é uma tendência no Programa Brasil Mais Seguro. O programa faz parte do Plano Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e prevê a melhoria do sistema prisional, a segurança pública para grandes eventos, enfrentamento às drogas, o combate às organizações criminosas e a redução da criminalidade violenta.


Por Lucas Rosário
Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br