Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores do Ministério Público do Pará são treinados para o combate à corrupção

Destaque

Servidores do Ministério Público do Pará são treinados para o combate à corrupção

por publicado: 27/03/2018 15h38 última modificação: 27/03/2018 15h43
Desde 2004, cerca de 19 mil agentes públicos foram capacitados, nos 27 estados da Federação

Brasília, 27/3/18 – Mais de 100 servidores do Ministério Público do Pará foram treinados durante três dias para o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, em Belém (PA). O curso, que faz parte do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), foi realizado em parceria com Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI). 

Durante a abertura, o diretor do DRCI, Luiz Roberto Ungaretti, falou sobre o funcionamento, objetivos, estratégias do Sistema Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro e de Recuperação de Ativos. “É fundamental disseminar a importância do combate ao crime organizado também sob o foco da recuperação dos ativos que foram desviados ilicitamente. Retirar os recursos da organização criminosa é tão importante quanto prender e condenar seus integrantes”, ponderou Ungaretti. 

O Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD) surgiu a partir da meta 25 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) de 2004. O objetivo é criar um plano integrado de capacitação e treinamento de agentes públicos e de orientação à sociedade, otimizando a utilização de recursos públicos e disseminando uma cultura de prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Brasil. 

Desde a concepção em 2004, cerca de 19 mil agentes públicos foram capacitados, nos 27 estados da Federação. Além disso, já participaram dos cursos do Programa, como convidados, agentes públicos do Peru, Paraguai, Bolívia, Colômbia e Angola. 

Os palestrantes são agentes públicos das instituições que fazem parte da Enccla. Nesta edição participaram além do Ministério da Justiça, o Banco Central do Brasil, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), o Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg