Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Senasp cria GT para padronizar supervisão pedagógica do Proerd

General

Senasp cria GT para padronizar supervisão pedagógica do Proerd

por publicado: 15/10/2013 18h25 última modificação: 21/02/2014 09h39

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) criou, na última quarta-feira (14), um Grupo de Trabalho para Supervisão Pedagógica do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A iniciativa tem o objetivo de padronizar a atuação dos supervisores pedagógicos nos cursos nacionais de formação de instrutores e mentores do programa, garantindo uniformização nas ações preventivas das polícias militares no ambiente escolar.

O GT irá avaliar o material didático utilizado na formação desses profissionais nos diversos estados do país e propor estrutura curricular e conteúdo do curso de habilitação dos pedagogos que atuam no programa. O material elaborado pelo grupo de trabalho seguirá as diretrizes da Matriz Curricular Nacional para Ações Formativas dos Profissionais da Área de Segurança Pública. O GT terá quatro meses para concluir as atividades, sendo composto por membros da Senasp, especialistas e representantes da BA, DF, PE, RN, MS, AP, SC e PB.

A ideia de instituir o GT surgiu durante as oficinas de trabalho e debates realizados no Encontro Técnico Anual dos Coordenadores do Proerd, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de abril, em Brasília-DF, para alinhar conceitos, estratégias e perspectivas das políticas de prevenção às drogas nas escolas e o papel da polícia nesse contexto. A meta do governo federal é formar, até o próximo ano, 3.240 instrutores do Proerd em cursos presenciais oferecidos pelo Ministério da Justiça, além de 3.300 policiais do programa no curso de educadores disponível na Rede Nacional de Educação a Distância (EAD) da Senasp.

De 2004 a 2011, a Senasp investiu, por meio de convênios, R$ 14,9 milhões em projetos estaduais relacionados ao Proerd. Em 2012, foram investidos, por execução direta, mais de R$ 1,1 milhão para a formação de 392 novos instrutores e 108 novos mentores. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência está sendo desenvolvido em todas as unidades da federação e já beneficiou, em todo o país, mais de 20 milhões de alunos do 5º e 7º ano do ensino fundamental e da educação infantil.


Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br