Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Senad articula implantação de programas de prevenção às drogas no Nordeste

Destaque

Senad articula implantação de programas de prevenção às drogas no Nordeste

por publicado: 29/03/2017 16h21 última modificação: 29/03/2017 16h22

Brasília, 29/3/17 – Em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) vai implantar três ações de prevenção ao uso de drogas no Ceará e em Pernambuco. O objetivo é beneficiar crianças entre 6 e 14 anos de escolas públicas, por meio dos programas Famílias Fortes, #Tamojunto e Jogo Elos. Moradores de comunidades também serão beneficiados. Neste mês de março aconteceram as reuniões de alinhamento. 

A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Segurança Pública lançado pelo governo federal no início do ano. No Ceará, as medidas têm sido desenvolvidas pelo terceiro ano consecutivo em 21 municípios com a cooperação do governo do estado e da prefeitura de Fortaleza. Além da aplicação, o governo federal também realiza avaliação quanto à eficiência desses programas.

Em Pernambuco, a Senad realizou encontros com as Prefeituras de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e São Caetano para ampliar o suporte à qualificação dos profissionais envolvidos no tema de prevenção às drogas e ao álcool e para implementar os programas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“Esses momentos com os parceiros das prefeituras são fundamentais para fortalecer o apoio aos municípios. Além disso, os encontros também contribuem para sensibilizar os gestores sobre a importância de ações de prevenção ao uso de drogas, baseadas em evidências científicas cuja abordagem esteja voltada para fortalecimento das pessoas e comunidades”, afirma Roberta Peixoto Ataides, coordenadora dos Programas de prevenção da equipe Senad/Fiocruz.

Ainda de acordo com Roberta, a meta do governo federal “é fortalecer e qualificar a discussão e as ações sobre prevenção em âmbito estadual e municipal, além de dar suporte aos governos locais, a fim de promover assistência a crianças, jovens e suas famílias”.

 

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg