Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novas técnicas para salvamentos em enchentes e deslizamentos serão usadas no Brasil

General

Novas técnicas para salvamentos em enchentes e deslizamentos serão usadas no Brasil

por publicado: 16/06/2015 16h59 última modificação: 16/06/2015 17h07
Proposta é capacitar profissionais no Brasil como multiplicadores

Brasília,16/6/2015 - A secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, realizou entre 5 e 13 de junho, visitas à escola do FBI - Federal Bureau of investigation - em Quântico, no estado da Virginia, e ao Centro Especializado de Treinamento de Bombeiros Militares em Fairfax, também na Virginia. O objetivo é trazer para o Brasil cursos de capacitação na área de salvamento em situações, principalmente, de enchentes e deslizamentos de terra. 

Em Quântico, foi realizada visita na escola de formação de agentes do FBI que é uma unidade de formação e capacitação continuada. Segundo a secretária Regina Miki, a  estrutura é muito similar ao projeto desenvolvido pela Senasp para criar a Escola Nacional de Segurança Pública no Brasil.

A secretária também visitou o Centro Especializado de Treinamento de Bombeiros Militares, em Fairfax, onde há uma área de salvamento de estrutura colapsada - sejam eles geográficos ou de intempéries. “Nesta escola há uma preparação muito avançada, há um centro de treinamento com simulações reais como; queda de viadutos, desabamentos e estruturas abaladas por terremoto”, explicou a secretária.

Em tratativas iniciais, foi oferecido o curso a multiplicadores para que se tenha no Brasil os procedimentos operacionais de acordo com que prevê a Federal Emergency Management Agency (Fema), uma das referências mundiais no assunto e que dá as diretrizes para que se tenham o nível médio ou avançado de salvamento.

Em contrapartida, a proposta do Brasil foi que eles venham ao país e iniciem um processo de treinamento que congregue os estados e o próprio Departamento da Força Nacional de Segurança Pública, disseminando as técnicas para todos os estados do Brasil.

A Força Nacional possui boa parte dos equipamentos utilizados nos treinamentos por policiais e bombeiros norte-americanos. “Assim, a Senasp e a Força Nacional podem introduzir da melhor forma esses equipamentos e os procedimentos técnicos nos estados brasileiros, através de procedimentos operacionais padrão”, explicou a secretária Regina Miki.

Sobre a FEMA

A Agência Federal de Gestão de Emergência (Federal Emergency Management Agency) é uma agência do governo dos Estados Unidos da América, subordinada ao Departamento de Segurança Interna.

A agência fornece aos governos locais e estaduais experts em várias especialidades e além de fundos para a reconstrução e recuperação da infraestrutura. Além disso, a Fema também providência treinamentos em equipes de emergência nos Estados Unidos e seus territórios como parte de seus esforços na preparação para eventuais desastres que possam vir acontecer.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928