Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Senacon e Governo do RN discutem ações de proteção ao consumidor na Copa

General

Senacon e Governo do RN discutem ações de proteção ao consumidor na Copa

por publicado: 20/01/2014 17h41 última modificação: 21/02/2014 11h01

Natal (RN), 20/1/14 – As ações de proteção ao consumidor na Copa do Mundo de 2014 foram discutidas em Natal, nesta segunda-feira (20), durante a reunião do Comitê Técnico de Consumo e Turismo. O encontro, coordenado pela secretária Nacional do Consumidor (Senacon), Juliana Pereira, contou com a participação da governadora Rosalba Ciarlini, e reuniu representantes de diversos setores ligados a defesa do consumidor, serviços e produtos.

Segundo secretária da Senacon, a integração de ações vai fortalecer o planejamento das relações de consumo para o período do Mundial. “Temos um país com cada vez mais consumidores, por isso chegou a vez de o Brasil ter também produtos e serviços de excelência, além de oferecer respeito aos direitos dos cidadãos e consumidores”, destacou Juliana.

"Reconhecemos a importância desse encontro de hoje, do diálogo promovido aqui, com o objetivo de encontrar as medidas necessárias para que se possa oferecer tranqüilidade com relação aos direitos do consumidor, tanto aos que moram aqui, quanto aos que virão nos visitar na Copa”, disse a chefe do Executivo Potiguar.

O Comitê Técnico de Consumo e Turismo, idealizado pelo Plano Nacional da Secretaria de Defesa do Consumidor, conta com a participação de membros dos Ministérios da Justiça, Turismo, Saúde e Transportes, da secretaria de Aviação Civil, Embratur, ANAC, ANVISA, ANTT e da Infraero, além dos atores locais como, Procon estadual e municipal, Ministério Público, Vigilância Sanitária e associações de hotéis e turismo.

O objetivo do grupo é criar ações integradas de proteção ao consumidor no âmbito do turismo, na prevenção de eventuais conflitos e definir procedimentos de monitoramento, contingenciamento e solução de problemas.

 Integração com as polícias
Rosalba Ciarlini sugeriu ao Comitê que as Polícias Federal, Civil, Militar, guardas de trânsito e outras autoridades fossem incluídas para capacitação e planejamento de ações. “É importante que tenhamos também o apoio da polícia. Acredito que no momento de dúvida ou de algum conflito, o turista, principalmente aqueles que não falam o nosso idioma, procure uma autoridade policial. Temos que prepará-los bem e incluí-los nessa comissão”, ressaltou a governadora.

Durante a reunião foram elaborados diversos diagnósticos com ênfase nos principais serviços que serão oferecidos durante a Copa do Mundo. Entre eles hospedagem, locais de retirada de ingressos, alimentação e bebidas, transporte urbano, aéreo e interestadual, acessibilidade e monitoramento de preços, oferta e qualidade de produtos.

Também participaram da reunião os secretários estaduais de Esportes, Joacy Bastos; de Justiça e Cidadania, Julio César Queiroz; e o adjunto de Turismo, George Lima.

Do Governo do Rio Grande do Norte
Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br