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Reputação de empresas em tempo real traz mais transparência para consumidor

por publicado: 04/05/2018 18h05 última modificação: 10/05/2018 16h08
O novo módulo Fornecedor do Sindec permite a consulta online do ranking das empresas mais demandas e seu índice de solução de problemas

Consumidor

Brasília, 4/5/18 – A partir de agora, é possível saber, em tempo real, qual empresa tem mais reclamações registradas no Procon, quantos consumidores tiveram problemas semelhantes com determinada empresa ou quanto uma empresa se empenha em solucionar as queixas dos seus clientes. E melhor: é possível obter toda essa informação em nível nacional, estadual e até municipal.

O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) criou novas ferramentas de consulta de informações dos registros de atendimento realizados pelos Procons em todo o país. A partir desse novo módulo –
Fornecedor – é possível consultar o ranking das empresas mais demandas e seu índice de solução de problemas. É possível, inclusive, fazer consultas por estado ou por Procon integrado ao Sindec.

A nova ferramenta disponibiliza outras informações por meio da aba “Atendimento”. Aí é possível consultar tipos de atendimento (consulta ou reclamação), atendimentos por áreas específicas (telefonia celular, telefonia fixa, cartão de crédito, tv por assinatura, etc), assuntos mais demandados (cobrança indevida, contrato, etc), entre outros.

Também é possível realizar pesquisas por faixa etária e gênero, o que permite traçar um perfil mais preciso da natureza das reclamações que chegam aos órgãos de defesa do consumidor. O sistema permite ainda que seja feita uma análise das empresas, comparando questões mais demandadas com o uso de filtros de ano, estado e Procon.

As informações são apresentadas por meio de gráficos e índices, o que colabora com o entendimento e facilita a visualização da empresa e do problema pesquisados. “Todas essas possibilidades de análises de dados têm como principal objetivo a ampliação da transparência, que é fundamental para o aperfeiçoamento do monitoramento dos principais problemas vivenciados pelos consumidores”, explica a secretária Nacional do Consumidor substituta,
Ana Carolina Caram.

Essas informações estão acessíveis por meio do portal www.defesadoconsumidor.gov.br, na seção “Serviços”.

Saiba mais:
O Sindec é o sistema informatizado que permite o registro das demandas individuais dos consumidores que recorrem aos Procons. O sistema consolida registros em bases locais e forma um banco de informações nacional sobre problemas enfrentados pelos consumidores. Desde sua criação, a rede de Procons integrada ao Sindec cresce progressivamente e a base de dados consolida, atualmente, mais de 21 milhões de registros de atendimentos a consumidores e mais de 400 Procons em todo Brasil.

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