Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Refugiados muçulmanos celebram o Ramadã no Brasil

General

Refugiados muçulmanos celebram o Ramadã no Brasil

por publicado: 08/08/2013 19h00 última modificação: 20/02/2014 15h29

O Ramadã é o mês sagrado no qual muçulmanos de todo o mundo relembram a primeira revelação divina recebida por seu profeta, Maomé: o Corão. Neste ano, o Ramadã começou em 10 de julho e se encerra nesta 6ª feira (9 de agosto) com o Eid al Fitr. Durante todo o mês, os muçulmanos jejuam e rezam do amanhecer ao pôr do sol. É também um período de caridade e de agradecimento.

Esta galeria de fotos mostra que, mesmo longe de casa, os refugiados muçulmanos observam seu mês sagrado reunindo-se às comunidades islâmicas do país onde moram e mantêm suas tradições religiosas como podem. Em São Paulo, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) acompanhou refugiados e solicitantes de refúgio durante suas celebrações.

Na mesquita do Pari, que fica na região central da capital paulista, os dias de reflexão terminam com uma refeição oferecida pela Liga da Juventude Islâmica. Nestes encontros, muitos refugiados e solicitantes de refúgio recém-chegados ao Brasil encontram espaço para fortalecer o vínculo com sua comunidade religiosa e guardar seu mês sagrado.

No Centro de Acolhida para Refugiados da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo, parceira do ACNUR na assistência a solicitantes de refúgio e refugiados que buscam proteção no estado, os muçulmanos aproveitam um cantinho do escritório para uma oração.

Visite, curta e compartilhe a galeria de fotos disponível no Flickr e no Facebook

Fonte: ACNUR


Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br