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Recall de 97 mil Corollas com problemas no airbag começa em 1º de novembro

por publicado: 31/10/2016 14h57 última modificação: 31/10/2016 15h20
De acordo com a fabricante Toyota, os veículos foram produzidos entre 24 de outubro de 2007 e 23 de dezembro de 2009. Problema pode provocar a dispersão de fragmentos de metal

Brasília, 31/10/16 – A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Cidadania informa que a TOYOTA DO BRASIL LTDA. protocolou campanha de chamamento dos veículos Toyota, modelo Corolla, todas as versões, em razão da possibilidade de rompimento inadequado do deflagrador da bolsa do air bag. O problema pode provocar a dispersão de fragmentos de metal. 

De acordo com a Toyota, a campanha de chamamento, cuja primeira etapa terá início em 1º de novembro de 2016, abrange 97.796 (noventa e sete mil, setecentos e noventa e seis) automóveis, produzidos entre 24 de outubro de 2007 e 23 de dezembro de 2009, colocados no mercado de consumo,  com numeração de chassi, compreendida entre os intervalos 9BRBA42E*95000530 a 9BRBD48E*A2500003. 

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Toyota destacou ter constatado que "no decorrer de uma investigação realizada pelo fornecedor, no Japão, na peça denominada 'deflagrador' que integra o sistema de airbag do passageiro dos veículos em questão, constatou-se a degradação do componente após longos períodos de exposição a altas temperaturas, grandes variações de temperatura e alta umidade. Este fato torna o deflagrador mais suscetível a romper-se inadequadamente no caso de colisão do veículo, o que pode provocar a dispersão de fragmentos de metal da carcaça do deflagrador juntamente com a bolsa". Nessa ocasião, poderá ocorrer "danos materiais e lesões graves ou até mesmo fatais ao passageiro e aos demais ocupantes do veículo, no caso de colisão frontal que provoque a deflagração da bolsa do airbag". 

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor. 

Mais informações podem ser obtidas junto à Toyota, por meio do telefone 0800 703 0206 ou pelos sites www.toyota.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – justica.gov.br.

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