Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Profissionais de segurança são capacitados para o Programa Crack, é possível Vencer

General

Profissionais de segurança são capacitados para o Programa Crack, é possível Vencer

por publicado: 06/08/2013 10h00 última modificação: 20/02/2014 15h16

O Ministério da Justiça já capacitou 1.340 profissionais de segurança pública dentro dos temas da política nacional sobre drogas em 15 Estados (PE, AL, RJ, RS, SC, AC, MS, PI, ES, CE, GO, MT, PR, PA, AP)  e no Distrito Federal. Também foram qualificados 709 novos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Os cursos de capacitação dos profissionais de Segurança Pública são organizados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ) em parceria com o Coordenador de Polícia Comunitária de cada Estado e do Distrito Federal, com a participação do ponto focal dos municípios que integram o Programa, de forma a interagir com a Guarda Municipal, onde houver.

São cursos específicos para qualificar a atuação dos profissionais de segurança pública - policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e guardas municipais - que atuarão no no policiamento nos estados e municípios que aderiram ao Programa Crack, é possível vencer. São capacitações modulares que totalizam 160 horas, ou quatro semanas, de aulas presenciais nos seguintes temas:

•         Multiplicador de Polícia Comunitária - uma especialização no tema de polícia de proximidade que apresenta conceitos, ferramentas, técnicas e práticas que orientam a rotina dos profissionais de segurança pública.

•         Redes de Atenção e Cuidado - capacitar profissionais de segurança pública que atuarão nas cenas de uso de crack e outras drogas de forma que possam reconhecer as redes de atenção, prevenção e cuidado e o seu  papel neste cenário.

•         Abordagem policial a pessoas em situação de risco - orientar os profissionais de segurança pública para o emprego racional e adequado das tecnologias de menor potencial ofensivo, baseado nos princípios que regem as ações policiais, sobretudo, o princípio da dignidade da pessoa humana, da legalidade, da necessidade, da proporcionalidade e da razoabilidade e da defesa dos direitos humanos.

Evento: Adesão ao Programa ‘Crack, é possível vencer’
Data: 06/08/2013 
Horário: 14h
Local: Ministério da Justiça, Salão Negro, Brasília-DF


Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br