Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Operação Eleutheros combate desvio de animais silvestres em Alagoas

General

Operação Eleutheros combate desvio de animais silvestres em Alagoas

por publicado: 11/12/2013 15h41 última modificação: 21/02/2014 11h05
PF apurou que uma quadrilha estaria desviando animais silvestres do centro de triagem. Investigações iniciaram a partir de informação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente

Maceió (AL) 11/12/13 – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (11) a Operação Eleutheros*, de combate ao tráfico de animais silvestres. Policiais federais cumprem cinco mandados de condução coercitiva e seis de busca e apreensão em Maceió.

As investigações iniciaram a partir de informação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que deu apoio à operação.

A PF apurou que uma quadrilha estaria desviando animais silvestres do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), com a participação de prestadores de serviço (tratadores e vigilantes) e de um ex-estagiário, para serem comercializados no mercado irregular.

Informações indicaram que o grupo agia de duas maneiras: apropriando-se e retirando os animais do Cetas sem conhecimento e autorização do órgão e simulando solturas. A PF identificou uma situação em que foi lançada no sistema de controle do Cetas a liberação de 11 animais à natureza, entre jibóias, iguanas, graúnas e xexéus, mas somente dois foram de fato libertados. Os demais teriam sido desviados. As graúnas e xexéus são espécies com considerável interesse comercial pelo canto.

O Cetas tem por finalidade receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres provenientes da ação da fiscalização, resgates ou entrega voluntária de particulares. Todo animal silvestre que é levado para o centro tem sua espécie identificada, é avaliado e, caso necessário, é tratado para ser destinado preferencialmente para programas de soltura. Nos casos em que o animal não tem mais condições de ser solto na natureza, ele poderá ser destinado para zoológicos, mantenedores ou criadouros científicos. Animais silvestres só podem ser criados se forem adquiridos de criadores autorizados e possuírem documentação de comprovação de origem.

*Eleutheros significa "liberdade" em grego

Informações do Ibama
Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br