Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Moraes inaugura Centro de Cooperação Policial Internacional de Brasília

Destaque

Moraes inaugura Centro de Cooperação Policial Internacional de Brasília

por publicado: 01/08/2016 19h31 última modificação: 01/08/2016 19h43

 

Brasília, 1º/8/16 - O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, inaugurou, nesta segunda-feira (1º), o Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI) de Brasília. Ao todo, 250 policiais de 55 países farão o monitoramento de segurança durante as Olimpíadas e as Paralimpíadas. O CCPI é uma parceria entre o governo brasileiro, por meio da Polícia Federal, e a Interpol, por meio dos comandos de inteligência de 54 países. 

Agentes brasileiros e estrangeiros trabalharão de forma coordenada, trocando informações de diversos bancos de dados de inteligência e de informação. As equipes irão monitorar desde câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos da cidade até redes sociais. Os turistas que embarcarem no exterior poderão ser monitorados antes mesmo de pisarem em solo brasileiro.    

O CCPI é um moderno centro que reúne equipamentos de última geração, na sede da Interpol, também sede da Polícia Federal, e permite troca rápida e eficaz de informações. “O centro tem tudo de mais moderno em segurança, e é o maior centro de cooperação internacional já instalado no Brasil, e também na Interpol”, disse o ministro. 

“O Brasil, em termo de segurança, fez tudo que foi possível para garantir a realização dos Jogos. A partir do trabalho da PF, da PRF, da Abin, do Ministério da Defesa e das forças de segurança pública, nós juntamos todas informações para prevenir qualquer problema. E depois disso, tudo que foi planejado servirá de legado para o Brasil em termos de segurança pública”, explicou Moraes. 

Nesta terça-feira, o ministro da Justiça e Cidadania inaugura o CCPI do Rio de Janeiro. 

 Fotos: Allan de Carvalho
Clique e acesse a galeria de imagens 

CCPI