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MJC alerta para recall de veículos Subaru

por publicado: 24/10/2016 11h37 última modificação: 24/10/2016 11h37
Modelos Legacy 2.0 sedan, Legacy 2.5 GT e Outback 3.6 podem apresentar problemas no motor do limpador de para-brisa, o que pode representar possível super aquecimento e até risco de incêndio

Brasília, 24/10/16 – A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Cidadania informa que a CAOA MONTADORA DE VEÍCULOS Ltda. (distribuidora oficial dos veículos Subaru no Brasil) protocolou campanha de chamamento dos veículos Subaru Legacy 2.0 Sedan e Legacy 2.5 GT e Outback 3.6 para substituição da tampa inferior do motor do limpador de para-brisa dos veículos.

De acordo com a CAOA, a campanha de chamamento terá início em 10 de dezembro de 2016 e abrange 410 veículos importados, colocados no mercado de consumo com numeração de chassi não sequencial compreendida entre o intervalo AG002878 a BG024886, para os veículos Legacy 2.0 Sedan e Legacy 2.5 GT, ano-modelo 2010 até 2011, com data de fabricação de 01 de agosto de 2009 a 29 de junho de 2011; e AG005338 a DG160640, para os veículos Subaru Outback 3.6, ano-modelo 2010 até 2013, com data de fabricação de 01 de agosto de 2009 a 22 de abril de 2013.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a CAOA destacou ter constatado que “devido a um processo inadequado de fabricação da tampa frontal inferior do motor do limpador de para-brisa, poderá ocorrer interferência entre a junta de articulação do relé e a engrenagem sem fim. Com esta condição, caso haja uma obstrução, na área do para-brisa quando o limpador for desligado, o mesmo poderá não permanecer em sua posição de repouso". Caso haja esta situação, "os braços do limpador estarão sendo continuamente forçados à retornarem a sua posição normal de repouso, mantendo uma alimentação elétrica contínua nos contatos do relê do sistema, ocasionando um possível superaquecimento, representando um risco de incêndio, podendo colocar em risco a segurança dos ocupantes do veículo".

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Mais informações podem ser obtidas junto à CAOA, por meio da Central de Atendimento pelo telefone 0800 770 2011, ou pelo site www.subaru.com.br/recalls-subaru. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – justica.gov.br.