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MJC alerta para recall de veículos aquáticos Yamaha

por publicado: 18/10/2016 10h16 última modificação: 18/10/2016 10h18
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita

Brasília, 18/10/16 -  A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Cidadania informa que a Yamaha Motor da Amazônia Ltda. protocolou campanha de chamamento dos veículos aquáticos da marca Yamaha, equipados com injeção eletrônica, modelos 2016 - VX1050A(C/D), FB1800, FC1800, GX1800(A), VC1800 e VX1800. Existe a possibilidade de falha da trava do conector da mangueira de combustível, o que pode gerar a desconexão da mangueira durante o funcionamento do motor, com consequente vazamento de combustível. 

De acordo com a Yamaha, a campanha de chamamento tem início em 14 de outubro de 2016 e abrange  506 veículos aquáticos, fabricados no período de junho de 2015 a maio de 2016 (todos identificados com o modelo 2016), e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre o intervalo F4F-800101 e F4F- 804800, para o modelo VX1050D; F4G-800101 e F4G-811000, para o modelo VX1050A(C); F2T-815901 e F2T-819700, para o modelo FB1800; F3J-810201 e F3J-81S600, para o modelo FC1800; F3K-804301 e F3K806000, para o modelo GX1800A; F3L-803001 e  F3L-804500, para o modelo GX1800; F4E-800101 e F4E-802700, para o modelo VC1800; e F2W-803701 e F2W-806500, para o modelo VX1800.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Yamaha destacou ter constatado que o conector da mangueira de combustível pode não estar adequadamente travado. Nessa hipótese, a mangueira poderá se desconectar durante o funcionamento do motor, ocasionando vazamento de combustível, com risco de incêndio e lesões aos usuários.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Mais informações podem ser obtidas junto à Yamaha, por meio do SAC, 0800 774 3738, no horário comercial, ou pelo site www.yamaha-nautica.com.br. Detalhes sobre a campanha de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça e Cidadania - justica.gov.br.