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MJC alerta para recall de 205 mil veículos Corolla e Etios

por publicado: 28/10/2016 12h00 última modificação: 03/11/2016 13h19
O motivo da campanha de chamamento é a possibilidade de rompimento inadequado do deflagrador da bolsa do air bag, o que pode provocar a dispersão de fragmentos de metal

Brasília, 28/10/2016 -   A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Cidadania informa que a TOYOTA DO BRASIL LTDA. protocolou campanha de chamamento dos veículos Toyota, modelo Corolla todas versões e modelo Etios todas as versões. O motivo é a possibilidade de rompimento inadequado do deflagrador da bolsa do air bag, o que pode provocar a dispersão de fragmentos de metal. 

De acordo com a Toyota, a campanha de chamamento, com início em 14 de novembro de 2016, abrange 205.892  veículos no total, sendo 114.539 (cento e quatorze mil, quinhentos e trinta e nove) veículos da marca Toyota, modelo Corolla, produzidos no período de 09 de janeiro de 2012 a 14 de fevereiro de 2014; e 91.353 (noventa e um mil, trezentos e cinquenta e três) veículos da marca Toyota, modelo Etios, produzidos no período de 07 de maio de 2012 a 29 de setembro de 2014, e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, compreendida entre os intervalos 9BRBD48E*C2562221 a 9BRBL42E*E4792034, para os modelos Corolla; e 9BRB29BT*D2000000 a 9BRK29BT9F0045079, para os modelos Etios. 

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Toyota destacou ter sido constatada "(...) a degradação do componente após longos períodos de exposição a altas tempeturas, grandes variações de temperatura e alta umidade. Este fato torna o deflagrador mais suscetível a romper-se inadequadamente no caso de colisão do veículo, o que pode provocar a dispersão de fragmentos de metal da carcaça do deflagrador juntamente com a bolsa". Nessa ocasião, poderá ocorrer "danos materiais e lesões físicas graves ou até mesmo fatais ao passageiro e aos demais ocupantes do veículo, no caso de colisão frontal que provoque a deflagração da bolsa do airbag". 

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Mais informações podem ser obtidas junto à Toyota, por meio do telefone 0800 703 0206 ou pelos sites www.toyota.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – justica.gov.br.