Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ lança primeira campanha nacional sobre direito do consumidor

General

MJ lança primeira campanha nacional sobre direito do consumidor

por publicado: 05/11/2013 12h15 última modificação: 21/02/2014 10h59
Público-alvo são, principalmente, os consumidores da nova classe média, contingente que corresponde a mais de 50% da população brasileira

Brasília, 5/11/13 – O Ministério da Justiça (MJ) apresentou à imprensa, nesta terça-feira (5), a primeira campanha publicitária nacional sobre direitos do consumidor. Com o tema 'Você sabe o valor do seu dinheiro’, o público-alvo da campanha são, principalmente, os consumidores da nova classe média, contingente que corresponde a mais de 50% da população brasileira, e ao qual foram incorporados nos últimos 10 anos cerca de 40 milhões de pessoas.

Pesquisas mostram que os consumidores brasileiros conhecem o Código de Defesa de Consumidor. No entanto, a efetividade do CDC depende da atitude dos próprios consumidores, que podem exigir seus direitos junto às empresas. É exatamente isso que a campanha leva ao ar nos comerciais de 30 segundo que começaram a ser exibidos desde domingo nas TVs abertas. A mesma mensagem estará no rádio e em peças publicitárias que serão afixadas nas ruas, ônibus e metrôs das principais metrópoles brasileiras.

"Nós pretendemos, cada vez mais, dar amplitude à questão dos direitos do consumidor num país que cada vez mais tem pessoas consumindo. Quanto mais pessoas saem da linha da miséria, mais entram na esfera de consumo, e mais essa questão dos direitos deles acabam sendo colocados com uma nova dimensão para a sociedade", afirmou o ministro José Eduardo Cardozo.

Segundo Cardozo, o Brasil está num momento em que há uma grande demanda de produtos e serviços devido ao crescente número de consumidores. "Está na mão do consumidor o poder de escolher cada dia mais quem melhor o atende, do ponto de vista de garantias, do ponto de vista de respeitos . E essa campanha acaba sendo também uma campanha de educação, uma grande campanha que busca promover os direitos do consumidor e chegar onde muitas vezes nós não chegamos.

De acordo com a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, o primeiro significado da campanha é que a proteção ao consumidor no Brasil é uma política de Estado, e veio para ficar de forma institucionalizada. "É a primeira vez que temos uma campanha dessa magnitude, com esse orçamento. Ela está baseada no que ouvimos dos mais de 9 milhões de consumidores que já fizeram reclamações nos órgãos de defesa do consumidor de todos o país", destacou.

O mote da campanha é dar poder ao consumidor, já que ele é o dono do dinheiro. Ele que elege quem vai prestar  o serviço ou qual produto irá comprar, e qual o fornecedor. "É o consumidor quem pode denunciar o desrespeito em qualquer instância - seja nos órgãos públicos, seja nas redes sociais, seja na própria empresa. Essa campanha quis mostrar também ao cidadão para ele escolher aquele que melhor o atende", salientou a secretária.

A campanha começou a ser veiculada no último domingo (5) durante os intervalos comerciais em TVs abertas em rede nacional. Também ganhará inserções em jornais, revistas e material de divulgação em mobiliário urbanos (ônibus e outdoors, por exemplo) nas grandes capitais. Ela mostra que a atitude do consumidor é fundamental para ter seus direitos respeitados.

Durante dois meses, será realizada uma ampla ação de divulgação dos direitos do consumidor nas mídias sociais. Hoje, de cada 10 acessos à internet, sete são feitos por integrantes da nova classe média. O MJ já disponibiliza uma página com informações e dicas para os consumidores em seu portal (www.justica.gov.br/consumidor).

Perfil do Consumidor

  • Total Geral de Atendimentos (2004 a 2013 - exceto Extra-Procon): 9.358.452 
  • Distribuição por Gênero[1]: 

Mulheres                                

53,7%

Homens                               

46,3%

  • Distribuição da Faixa Etária[2]:

até 20 anos

0,8%

entre 21 a 30 anos

15,8%

entre 31 a 40 anos

25,1%

entre 41 a 50 anos

22,3%

entre 51 a 60 anos

18,0%

entre 61 a 70 anos

11,5%

mais de 70 anos

6,5%


  • Assuntos mais Demandados por Gênero:

Mulheres

Cartão de Crédito

483784

9,6%

Telefonia Fixa

421641

8,4%

Telefonia Celular

416234

8,3%

Banco comercial

364006

7,2%

Aparelho Celular

273935

5,5%

Informações sobre o Procon

227462

4,5%

Financeira

204352

4,1%

Móveis

201129

4,0%

Eletrodomésticos Linha Branca

154959

3,1%

Outros Contratos

153016

3,0%

Energia Elétrica

151034

3,0%

TV Por Assinatura ( Cabo, Satélite, Etc. )

120554

2,4%

Microcomputador / Produtos de Informática

118556

2,4%

Internet (Serviços)

96215

1,9%

Água / Esgoto

94829

1,9%

Homens

Telefonia Celular

433673

10,0%

Banco comercial

388487

9,0%

Cartão de Crédito

346185

8,0%

Telefonia Fixa

339156

7,8%

Aparelho Celular

256370

5,9%

Financeira

228775

5,3%

Informações sobre o Procon

158167

3,6%

Outros Contratos

141083

3,3%

Microcomputador / Produtos de Informática

129427

3,0%

TV Por Assinatura ( Cabo, Satélite, Etc. )

128701

3,0%

Energia Elétrica

127246

2,9%

Televisão / Aparelho DVD / Vídeo Cassete / Filmadora

109047

2,5%

Móveis

98815

2,3%

Eletrodomésticos Linha Branca

91832

2,1%

Internet (Serviços)

85899

2,0%

  • Assuntos mais Demandados por Faixa Etária:

Até 20 anos

Telefonia Celular

 

14,1%

Aparelho Celular

 

9,1%

Cartão de Crédito

 

5,2%

Telefonia Fixa

 

5,1%

Banco comercial

 

5,1%

entre 21 a 30 anos

Telefonia Celular

11,2%

Aparelho Celular

8,3%

Cartão de Crédito

7,6%

Banco comercial

6,9%

Telefonia Fixa

5,6%

entre 31 a 40 anos

Telefonia Celular

9,9%

Cartão de Crédito

9,0%

Banco comercial

7,4%

Aparelho Celular

7,2%

Telefonia Fixa

6,7%

entre 41 a 50 anos

Cartão de Crédito

10,6%

Telefonia Celular

10,0%

Telefonia Fixa

8,7%

Banco comercial

7,9%

Aparelho Celular

6,3%

entre 51 a 60 anos

Cartão de Crédito

11,9%

Telefonia Fixa

10,6%

Telefonia Celular

9,9%

Banco comercial

9,1%

Financeira

6,0%

Mais de 60 anos

Telefonia Fixa

13,0%

Cartão de Crédito

12,3%

Banco comercial

11,6%

Telefonia Celular

8,5%

Financeira

7,3%

 

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br